RS: desabrigados enfrentam atrasos para receber Auxílio Reconstrução

Prefeitos dizem que estruturas dos municípios também foram atingidas

Publicado em 28/05/2024 - 16:50 Por Gabriel Brum - Porto Alegre

 A falta de estrutura física, tecnologia e de funcionários está travando o cadastro de famílias que precisam receber o auxílio reconstrução de R$ 5.100, dizem os municípios gaúchos.

Segundo o coordenador-geral da FAMURS, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, professor Nado, muitas prefeituras não têm nem computadores:

"Alguns não estão tendo acesso até mesmo a computador. Nós temos prefeituras que não existem mais. A estrutura de Roca Sales, a estrutura de Mussum, de Eldorado do Sul, Cruzeiro do Sul... Esses municípios, pra citar alguns, não tem nem sede mais."

A exceção é Canoas, que tem a empresa pública municipal CanoasTec. Dos 44 mil cadastros aprovados na primeira semana para receber o auxílio, 42 mil são de lá.

O professor Nado explica que junto com a empresa pública, a FAMURS vai disponibilizar um sistema que usa dados, como o CEP, para identificar pessoas com casas alagadas e agilizar o cadastro dos atingidos:

"A partir desse CEP, nós também vamos poder chegar mais facilmente ao cidadão, entende? Tentando cruzar dados para poder facilitar o cadastro dele e para ele requerer todos os direitos que são possíveis, especialmente o Auxílio Reconstrução."

A Prefeitura de Porto Alegre enviou nesta terça-feira (28) os primeiros cadastros. São dados de 24.500 famílias.

Num dos abrigos da cidade, Carlos Henrique da Silva é um dos porto-alegrenses que esperam:

"A minha perspectiva é que entre logo esse auxílio, qualquer um deles, ou que é para reconstrução, ou o municipal..."

O Rio Grande do Sul teve 469 cidades afetadas pela tragédia climática. 

Edição: Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo
Política

Começa a valer regras para evitar uso da máquina pública nas eleições

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

Músico e instrumentista, Tiganá Santana, faz da música o seu feitiço

Com mais de duas décadas de carreira, o artista Tiganá Santana faz da música o seu feitiço.

Baixar arquivo
Política

Regras da reforma tributária vão ao plenário sem consenso, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais acredita que o Congresso Nacional vai conseguir votar a pauta antes do recesso parlamentar. 

Baixar arquivo
Geral

Mossoró ganha monumento em homenagem às vítimas da covid-19

Memorial faz uma homenagem às 760 pessoas que morreram, por causa da doença, na cidade potiguar. E também lembra os profissionais na linha de frente que perderam a vida no combate ao vírus.

Baixar arquivo