História Hoje: protesto contra a disco music em 1979

Publicado em 12/07/2024 - 07:56 Por História Hoje - Brasília

Um estilo musical dançante virou febre nos anos 70. Como um movimento pela liberdade cultural, a disco music dominou rádios e boates. Mas também gerou revolta, a ponto de parar um jogo da liga de beisebol americana. Em 12 de julho de 1979, um protesto contra a “disco music” tomou conta do estádio Comiskey Park, em Chicago, nos Estados Unidos. A “Noite de demolição da discoteca” fazia parte de uma estratégia de marketing mas virou uma grande confusão com torcedores presos e feridos.

Com a venda de ingressos em baixa, a direção do Chicago White Sox procurou o radialista antidiscoteca Steve Dahl para fazer uma ação promocional no intervalo da partida contra o Detroit Tigers. Pelo rádio, os torcedores foram convocados a levar vinis da disco music e jogá-los no lixo. Aquela seria uma noite dedicada a todos que odiavam a era da discoteca.

Cerca de 50 mil pessoas compareceram no dia do jogo. Uma enorme quantidade de LPs foi recolhida em uma caçamba. No show do intervalo, o apresentador explodiu os vinis. A partir dali, a organização perdeu o controle do evento. Pelo menos, cinco mil torcedores invadiram o campo, botaram fogo no gramado e arrancaram as bases. A polícia conteve os manifestantes e o jogo foi cancelado.

Os desdobramentos mostraram que não se tratava apenas de gosto musical. As discotecas surgiram nos subúrbios de Nova York e ganharam o mundo. E, de acordo com pesquisadores, o movimento antidisco expressava preconceito contra negros, homossexuais e latinos. No documentário “A Guerra do Disco”, o radialista Steve Dahl, que liderou o protesto no estádio, negou que o ato tivesse qualquer conotação racista ou homofóbica.

O impacto negativo da “Noite de demolição da discoteca” levou à venda do time do White Sox no ano seguinte.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: Dilson Santa Fé

Publicação Web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta sobre aumento dos casos de covid-19 no país

São Paulo e Goiás lideram o número de registros, como aponta a última edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Esportes

Keyla Barros conquista bronze nos 1500 metros nas Paralimpíadas

Keyla Barros conquistou o bronze, nesta sexta-feira, nos 1500 metros do atletismo na Paralimpíada de Paris. 

Ela subiu ao pódio na classe T20 para atletas com deficiência intelectual.

No judô, o Brasil garantiu pelo menos duas pratas. 

Baixar arquivo
Educação

Lula assina regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita

A ideia é aumentar o acervo das bibliotecas públicas e comunitárias, com previsão de acervo inicial de 800 exemplares, além de implementar bibliotecas nos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo