STF: Governo de São Paulo tem que explicar privatização da Sabesp

Ações da empresa foram vendidas abaixo do preço do mercado

Publicado em 19/07/2024 - 17:41 Por Leandro Martins - São Paulo

O governo do estado de São Paulo tem prazo de 24 horas para se manifestar sobre a privatização da Sabesp, a Empresa Paulista de Saneamento Básico. A determinação foi dada nessa quinta-feira (18), pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A decisão do ministro foi motivada por duas ações, protocoladas pelos partidos PT, PSOL, PV, PCdoB e Rede Sustentabilidade, contra a Lei Estadual que no ano passado autorizou a venda da estatal, a maior do país no segmento. Segundo as legendas, o modelo de privatização apresentado é inconstitucional. Um dos argumentos é o preço de venda da empresa abaixo do mercado. Além disso, foi apontado que houve limitação de participação de acionistas para favorecer apenas uma concorrente.

No caso, trata-se da Equatorial Participações e Investimentos, confirmada nesta semana como investidora de referência no processo de privatização da Sabesp. Segundo o governo paulista, a Equatorial cumpriu as exigências previstas da oferta pública para adquirir o bloco prioritário de 15% das ações da companhia de saneamento. A empresa propôs investir cerca de R$ 6,9 bilhões por esse lote de ações.

Sobre a decisão do Supremo, a Assembleia Legislativa paulista, a AGU - Advocacia-Geral da União e a PGR, Procuradoria-Geral da República, também devem se manifestar no mesmo prazo, que faz parte da praxe adotada pelos ministros do Supremo antes de decisões. 

Nessa quinta, a PGR enviou ao Supremo, parecer contra uma das ações que tentam barrar a privatização da Sabesp. E nesta sexta, a AGU comunicou, em nota na página da agência no Facebook, que enviou ao Supremo pedido para suspender os efeitos da lei estadual que autoriza a privatização da Sabesp. Segundo o órgão, existe conflito de interesses no processo de desestatização, o que viola os princípios da impessoalidade e da moralidade.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Cultura

Rede Global de Acadêmicos da Liberdade se reúne no Museu do Futebol

Pessoas que estudaram em universidades durante e depois de passarem por encarceramento participam do evento para trocar experiências acadêmicas, vindas de diversas regiões do país e de 12 países da América Latina, África e Europa.

Baixar arquivo
Internacional

Israel ataca carros de ajuda humanitária e causa a morte de 4 pessoas

Faixa de Gaza: Quatro pessoas morreram em ataques israelenses a veículos de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Segundo a organização não governamental "Ajuda Americana aos Refugiados no Oriente Próximo" (ANERA), as vítimas acompanhavam os carros no momento do ataque.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Com seca severa Mato Grosso declara situação de emergência no estado

O Governo de Mato Grosso declarou situação de emergência no estado, pelo período de 180 dias, por causa da seca severa e dos incêndios florestais que atingem a região.

Baixar arquivo
Segurança

MPF questiona demolições no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

Secretaria do Patrimônio da União, que é ligada ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, confirmou que o imóvel está em terreno de Marinha e pertence à União. 

Baixar arquivo
Esportes

Dia de medalhas para os atletas paralímpicos brasileiros

Esta sexta-feira foi um grande dia para o paratletismo brasileiro! Júlio Cesar Agripino, o Julião, venceu os 5 mil metros na categoria T11, para pessoas com deficiência visual, batendo o recorde mundial. Outro brasileiro, Yeltsin Jacques, ficou com o bronze na prova.

Baixar arquivo
Justiça

Alexandre de Moraes determina suspensão imediata da rede social X

A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado para que a empresa e seu proprietário, o bilionário Elon Musk, indicasse um representante legal no Brasil.

Baixar arquivo