Aplicativo permite denunciar propaganda eleitoral irregular

Pardal da Justiça Eleitoral está no Google Play e na App Store

Publicado em 19/08/2024 - 08:30 Por Renato Ribeiro, repórter da Rádio Nacional em Brasília - Brasília

Mais de 155 milhões de pessoas vão votar nas eleições municipais de outubro. Para garantir a lisura e transparência do pleito, o eleitor ganha um aliado importante. As denúncias de propaganda irregular já podem ser feitas no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral.

A principal novidade é justamente o uso para denunciar infrações nas campanhas na internet. Agora, o aplicativo conta com formulário específico para propaganda nas ruas e no meio virtual. O denunciante pode anexar os arquivos da irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos.

Lá ainda tem informação sobre o que pode e o que não pode em propagandas. Esses dados servem para evitar acusações incorretas ou infundadas.

Exemplo do que é permitido: na internet, pode aumentar o alcance das publicações de conteúdos nas redes sociais e a priorização de resultados de busca de candidatos. 

Ainda o uso da inteligência artificial para criar imagens e sons, desde que o material esteja devidamente rotulado, com a indicação de que é um conteúdo fabricado ou manipulado.

O Pardal pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play ou App Store. As eleições estão marcadas para os dias 6 e 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de cinco mil municípios.
 

Edição: Leila dos Santos / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Meio Ambiente

SP: Defesa Civil prorroga alerta de risco de incêndios no estado

A Defesa Civil paulista prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até o próximo sábado, 14, em todo o Estado. Até lá, a previsão aponta para dias com temperatura acima da média e baixa umidade do ar, durante o dia.

Baixar arquivo
Geral

Cometa do Século, C/2023 A3, fica visível no Brasil a partir do dia 15

Perto de outubro o cometa vai atingir o brilho máximo. Segundo a astrônoma, Cristiane de Oliveira Costa, o estudo dos cometas auxilia a entender um pouco mais como foi a formação do nosso sistema solar e pode ajudar a entender, por exemplo, a quantidade de água na Terra.

Baixar arquivo
Economia

G20 realiza evento sobre produção industrial baseada em bioeconomia

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que um novo ciclo de prosperidade não pode deixar ninguém para trás e, para isso, é fundamental deter as mudanças climáticas.

Baixar arquivo
Geral

PF realiza busca e apreensão contra fraudes de benefícios federais

O objetivo é apurar fraudes em pagamentos de benefícios do Governo Federal. Também está sendo executada medida judicial de bloqueio de contas e valores pertencentes ao investigado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rios da Bacia Amazônica registram níveis mais baixos da história

De acordo com o governo federal, o Brasil enfrenta a pior estiagem em 75 anos. Em 2024, mais da metade do território nacional foi afetado pela seca e em um terço do país o cenário é de seca severa. 

Baixar arquivo
Saúde

Brasil interna mais de 30 pessoas, ao dia, por tentativa de suicídio

Os dados são de um levantamento da Abramede, Associação Brasileira de Medicina de Emergência. De acordo com a pesquisa, só no ano passado, o SUS registrou um aumento de mais de 25% de casos, na comparação com 2014.

Baixar arquivo