Empresas de voos panorâmicos no RJ assinam TAC para reduzir barulho

Publicado em 27/08/2024 - 15:51 Por Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Nove empresas operadoras de voos panorâmicos no Rio de Janeiro assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal para minimizar os transtornos provocados pelo barulho das aeronaves. O acordo foi celebrado nesta segunda-feira, a partir de representações feitas por diversas associações de moradores.

As empresas se comprometeram a adotar uma série de medidas para minimizar o impacto sonoro, incluindo a manutenção de alturas mínimas de voo, distâncias específicas a serem respeitadas da orla e de monumentos, como o Cristo Redentor, além da obediência às rotas de voo predeterminadas.

O acordo terá vigência de um ano, período em que será avaliada sua eficácia, especialmente na redução do barulho nos bairros do Joá, Jardim Botânico, Lagoa, Humaitá e Urca, na zona sul, e no Joá, na zona oeste, onde ocorre a maioria dos sobrevoos.

Além disso, as empresas comprometeram-se a criar uma associação que reunirá as prestadoras de serviços de voos turísticos na cidade. A entidade terá como objetivos promover a autorregulamentação, fiscalização das atividades e capacitação dos pilotos, contribuindo para o cumprimento das normas de tráfego aéreo.

O TAC foi antecedido por uma grande mobilização, que incluiu o Ministério Público Federal, a Assembleia Legislativa, representantes dos moradores e das operadoras de voos, além do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e da Agência Nacional de Aviação Civil.

Edição: Vitoria Rangel / L Pedrosa

Últimas notícias
Economia

Inflação registra queda em agosto com recuo em alimentos e habitação

Essa foi a primeira vez que o indicador teve deflação desde junho de 2023. O dado foi divulgado nesta terça-feira, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Baixar arquivo
Geral

Operação contra esquema de criptomoedas prende 7 suspeitos no RS e SP

Três grupos são investigados por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, do contrabando e envio de divisas para o exterior.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova urgência para desoneração da folha de pagamento

Agora falta votar o mérito, o que deve ser feito até quarta-feira (11), quando termina o prazo dado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para que Executivo e Legislativo cheguem a um consenso.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça começa a julgar PRFs acusados pela morte da criança Heloísa

A criança foi atingida por disparos de fuzil durante uma abordagem ao carro em que estava com a família.

Baixar arquivo
Educação

Investimento público em Educação caiu 2,5% entre 2015 e 2021

A informação consta de relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao contrário do Brasil, os países membros da organização aumentaram os investimentos públicos na área educacional em 2,1%.

Baixar arquivo
Geral

STF tem maioria sobre fornecer remédios fora da lista do SUS

Votaram acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes, os ministros: Edson Fachin, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Baixar arquivo