G20 apoia a criação de um estado Palestino

Publicado em 22/02/2024 - 18:00 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os membros do G20 chegaram ao consenso de apoiar a criação de um estado Palestino, durante a reunião de chanceleres ocorrida nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro. A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após o fim do encontro.

“Destacou-se, ademais, virtual unanimidade no apoio à solução de dois estados como sendo a única solução possível para o conflito entre Israel e Palestina”, declarou.

As discussões feitas no Brasil serão retomadas em setembro, quando o grupo se reunirá novamente, pela primeira vez, na sede das Nações Unidas, em Nova York, às vésperas da Assembleia Geral da entidade. Vieira também destacou que um grande número de países manifestou preocupação com o alastramento do conflito no Oriente Médio.

“Foi conferido especial destaque ao deslocamento forçado de mais de um milhão e cem mil palestinos para o sul da Faixa de Gaza. Nesse contexto, houve diversos pedidos em favor da liberação imediata do acesso para ajuda humanitária na Palestina, bem como apelos pela cessação das hostilidades. Muitos se posicionaram contrariamente à anunciada operação de Israel em Rafah, pedindo que o governo de Israel reconsidere e suspenda, imediatamente, esta decisão”, disse o ministro.

A reunião de chanceleres foi o primeiro evento a nível ministerial preparatório para a Cúpula de Chefes de Estado do G20, que será realizada em novembro, também no Rio de Janeiro.

Além das tensões internacionais, também teve destaque a discussão sobre a reforma dos organismos internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas, em especial do Conselho de Segurança.

Segundo Mauro Vieira, também houve grande convergência sobre a necessidade de aumentar o financiamento dado por instituições como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, aos países mais pobres. Bem como ampliar a participação dos países em desenvolvimento nas instâncias de governança desses órgãos.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo