Lula se reúne com secretário de estado dos EUA nesta quarta (21)

Publicado em 20/02/2024 - 18:34 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em meio às repercussões após a fala do presidente Lula sobre os conflitos na Faixa de Gaza, o secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se reúne com o presidente brasileiro, nesta quarta-feira (21), em Brasília. O representante estadunidense vem ao Brasil para participar dos encontros de ministros do G-20, no Rio de Janeiro. Segundo a embaixada dos Estados Unidos, serão tratados assuntos bilaterais e globais, como o apoio do país à presidência do Brasil no grupo.

No entanto, a visita a Brasília acontece em um momento de crise diplomática, depois que o presidente Lula disse que o que ocorre na Faixa de Gaza, com os palestinos, “já existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”. Após a fala, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, convidou o embaixador do Brasil no país, Frederico Meyer, para uma reunião. No encontro, o chanceler pediu explicações sobre a declaração de Lula, e classificou o presidente como “persona non grata” em Israel. Na linguagem diplomática, significa que o representante do país não é mais bem-vindo naquele território.

Com isso, o Ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, convocou o representante do Brasil, em Israel, de volta. Segundo nota do Itamaraty, a convocação foi feita “diante da gravidade das declarações do governo de Israel”.

Durante visita oficial à Etiópia, o presidente Lula classificou como genocídio as mortes de milhares de civis, provocadas por Israel, na Faixa de Gaza. Desde os ataques do Hamas, contra israelenses, há mais de quatro meses, o exército israelense matou mais de 28 mil palestinos, incluindo mulheres e crianças, segundo as Nações Unidas.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo
Geral

Abono anual do INSS começa a ser pago a beneficiários

O INSS começa a pagar, nesta semana, o abono anual aos beneficiários da Previdência Social. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil registra recorde de conflitos no campo, mas assassinatos caem

Relatório da Comissão Pastoral da Terra com os dados de 2023 foi divulgado hoje (22) e mostra que 60% dos conflitos são causados por empresários, fazendeiros e grileiros. A omissão do estado contribuiu com 22% das violências ocorridas.  

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo