Direita avança no Parlamento Europeu

Publicado em 10/06/2024 - 19:16 Por Pedro Moreira - da TV Brasil* - Nova Iorque - EUA

Eleitores nas 27 nações que fazem parte da União Europeia foram às urnas ao longo dos últimos quatro dias escolher os representantes de seus países no Parlamento Europeu. 

O Partido Popular Europeu, de centro-direita, não só permaneceu o mais votado, como cresceu em número de assentos. E a coligação formada por ele com partidos de centro e centro-esquerda, manteve a maioria na casa. 

Hoje ocupam 417 cadeiras, do total de 705, e projeções indicam que devem conquistar 407 assentos no parlamento que foi expandido para 720 vagas.

O novo parlamento toma posse em 16 de julho. Dois dias depois, os eurodeputados já vão exercer uma das suas principais atribuições, a escolha da presidência da Comissão Europeia, o braço executivo do bloco, cargo atualmente ocupado pela alemã Ursula von der Leyen. Em um evento nesta segunda-feira (10), ela disse que vai buscar renovar a aliança com sociais-democratas e liberais para se manter no poder. 

Em alguns países, legendas de extrema-direita obtiveram resultados expressivos. Na Itália, o partido ultraconservador, da primeira-ministra Giorgia Meloni, ficou em primeiro lugar, com cerca de 28% dos votos. 

Já o Alternativa para a Alemanha, designado como grupo suspeito de extremismo pelas autoridades alemãs, deve ficar em segundo lugar à frente dos sociais democratas do já enfraquecido chanceler Olaf Scholz. 

Mas foi na França que o resultado da eleição europeia provocou a maior reviravolta. O partido da ultranacionalista Marine Le Pen obteve cerca de 32% dos votos, mais que o dobro dos 15% do partido do presidente Emmanuel Macron. Diante do resultado, Macron dissolveu a Assembleia Nacional e antecipou eleições parlamentares internas para o próximo dia 30. “A ascensão dos nacionalistas, dos demagogos, é um perigo para a nossa nação, mas também para a nossa Europa, para o lugar da França na Europa e no mundo”, disse ele. 

Ao comemorar o resultado e o anúncio de Macron, Marine Le Pen disse que está pronta para governar. 

Edição: Edição Web: Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Geral

Adélio foi o único responsável por facada a Bolsonaro, conclui PF

Após concluir que Adélio Bispo foi o único responsável pela facada contra o então candidato à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, há quase seis anos, a Polícia Federal pediu o arquivamento do inquérito policial que investiga o caso e aguarda decisão da justiça.

Baixar arquivo
Saúde

Viva Maria: fisioterapeuta fala sobre as ações do "Junho Laranja"

Viva Maria de hoje destacou a importância da prevenção de queimaduras, em alusão ao mês de junho, que é representado pela cor laranja. Para falar sobre o assunto, foi convidada a fisioterapeuta Cristina Lopes Afonso, especialista em queimaduras.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 175 o número de mortos no RS após chuvas

Após 40 dias, o Rio Grande do Sul tem 478 municípios afetados e mais de 423 mil pessoas desalojadas.

Baixar arquivo
Cultura

São Paulo terá festival com mais de 60 documentários musicais

O festival In-Edit traz histórias curiosas, desconhecidas e com muito afeto envolvido entre quem faz os filmes e seus personagens.

Baixar arquivo
Economia

Brasileiros estão mais endividados, mas uso do cheque especial diminui

Os dados são de pesquisa da CNC sobre endividamento e inadimplência do consumidor. Para a Confederação, o aumento do endividamento mostra a demanda das famílias por crédito. 

Baixar arquivo