Visitas a presos em unidades federais serão retomadas no dia 4

Publicado em 31/03/2022 - 21:36 Por Daniella Longuinho - Repórter da da Rádio Nacional - Brasília

As visitas presenciais a presos custodiados nas penitenciárias federais vão retornar de forma gradual a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de abril. 

A autorização foi dada pelo diretor do Departamento Penitenciário Nacional, José Renato Gomes Vaz, com a publicação de portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira. 

Com a medida, cada preso terá direito a uma visita presencial quinzenal em parlatório e com duração de uma hora, sendo permitida a entrada de um adulto, que poderá estar acompanhado de até duas crianças ou adolescentes. 

Para isso, os visitantes devem apresentar cartão de vacinação original que comprovem as duas doses ou a dose única da vacina contra covid-19, em virtude das medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia.

Os visitantes também serão submetidos à aferição de temperatura e checagem de sintomas gripais. 

As visitas virtuais ficam mantidas, por intermédio da Defensoria Pública da União, e o atendimento de advogados nas penitenciárias federais será limitado a quatro agendamentos por dia, com duração de até 30 minutos, sem prejuízo dos casos urgentes.

O Departamento Penitenciário Nacional também autorizou atividades de educação e assistência religiosa aos presos, desde  que os responsáveis pelas assistências comprovem a imunização contra covid-19.  

 

Edição: Bianca Paiva/ Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo