Com 3.206 denúncias, MPT ainda recebe relatos de assédio eleitoral

Publicado em 16/12/2022 - 14:52 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luiz - MA

O relatório sobre assédio eleitoral nas eleições de 2022, produzido pelo Ministério Público do Trabalho, entregue ao presidente do TSE, Alexandre de Morais, aponta, até o momento, o registro de 3.206 denúncias contra empregadores e empresas. A maioria das condutas denunciadas envolve as eleições para a Presidência da República.

Até o dia 3 de outubro, o número total de denúncias era de 68, e o de empresas investigadas, 52. Já no dia 29, véspera da votação em segundo turno, os números saltaram para 2.360 denúncias e 1.808 empresas investigadas. Em 28 de outubro, o Ministério Público do Trabalho chegou a receber 265 denúncias em um único dia. 

E os números continuam numa crescente, segundo o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira. Ele destaca que está previsto para o início do próximo ano um detalhamento dos segmentos empregatícios onde mais ocorreram os casos. Segundo ele o assédio nas eleições 2022 ocorreu de forma variada, porque ele pode ser praticado pelo proprietário da empresa, pelo sócio, pode ser também pelo diretor ou até por um colega de trabalho." Tem de indústria, tem de comércio, tem pequena indústria, tem pequeno comércio, grande comércio, tem varejo, tem atacado. tem serviços, tem hotel, tem fazenda, cerâmica, agropecuária, agronegócio, tem de tudo. Realmente está bem disseminado. E agora eu posso também dizer que o público predileto a ser vítimas do assédio é geralmente o trabalhador com mais fragilidade, com mais fragilidade social, que fica mais vulnerável".

As regiões Sudeste e Sul são as que registram o maior número de casos, respectivamente. Até a véspera do segundo turno, 29 de outubro, os procuradores do Trabalho estavam com 1.492 procedimentos investigatórios em curso. Desses, foram expedidas mais de 1100 recomendações; firmados 225 termos de ajustamento de conduta; e ajuizadas 50 ações civis públicas.

O trabalhador vítima de assédio eleitoral pode denunciar pelo site do Ministério Público do Trabalho, no endereço mpt.mp.br ou pelo aplicativo Pardal, que continua ativo após o período eleitoral. A denúncia pode ser sigilosa.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo