Centro de enfrentamento à desinformação ganha reforço da PF e AGU

Publicado em 03/04/2024 - 09:52 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta quarta-feira (3), o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia ganha o reforço da Polícia Federal e da Advocacia-Geral da União

Funcionando desde março, o Centro – que está interligado, 24 horas por dia, com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais - foi um dos destaques citados pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, nessa sessão do Dia Internacional da Checagem de Fatos, 2 de abril.

Alexandre de Moraes ressaltou a importância dessas parcerias para a aplicação nas eleições municipais das resoluções aprovadas pelo Tribunal. 

O Centro une esforços também com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; o Ministério da Justiça e Segurança Pública; e a Anatel.

Aliás, o foco é justamente essa cooperação entre Justiça Eleitoral, órgãos públicos e também entidades privadas, em especial plataformas de redes sociais e serviços de mensagens instantâneas.

Qualquer pessoa pode denunciar  conteúdos enganosos à Justiça Eleitoral acessando o  Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral que está disponível no tse.jus.br.

Em outubro os brasileiros irão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

 

 

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Com novas categorias, Prêmio Jabuti abre inscrições

Um dos mais importantes prêmios da literatura nacional, o Jabuti premiará com R$ 70 mil o Livro do Ano. Entre as novidades, está a categoria de escritor estreante em poesia. As inscrições vão até 13 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Fluminense joga contra Cerro Porteño pela Libertadores

Também pela Libertadores, São Paulo enfrenta o Barcelona do Equador, no estádio Banco Guayaquil, às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

Mulher vítima de violência tem direito à sala de acolhimento no SUS

A nova lei garante salas exclusivas para acolher e atender mulheres vítimas de violência, garantindo a privacidade e proteção à integridade física. 

Baixar arquivo
Internacional

Em meio a crise humanitária, Haiti tem novo primeiro-ministro

O até então primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciou por meio de uma carta divulgada hoje (25). Agora, um conselho de transição governamental tem a tarefa de recuperar a estabilidade do país, que vive uma onda de violência de gangues.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Embrapa buscará investimentos estrangeiros para pesquisas

No evento que celebra o aniversário de 51 anos da Embrapa, foram firmados sete acordos estratégicos com ministérios, Consórcio Nordeste, IBGE e Banco Mundial. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela baixa taxa de fertilidade mundial

Segundo estudo publicado na revista britânica The Lancet apenas seis países, de um total de 204, terão níveis de nascimento suficientes para reposição sustentável da população ao longo do tempo.

Baixar arquivo