Senado e Câmara recorrem contra suspensão parcial de emendas PIX

Ministro do STF Flávio Dino determinou que emendas sejam rastreáveis

Publicado em 10/08/2024 - 12:27 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado e a Câmara dos Deputados questionam a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, de limitar a execução das chamadas emendas PIX. Os advogados do Congresso Nacional pedem a revogação das liminares dadas pelo ministro do Supremo.

As emendas PIX são repasses do orçamento público, determinadas pelos parlamentares, com transferência direta a estados e municípios, sem qualquer indicação de destinação. Elas somam, hoje, cerca de R$ 8 bilhões.

Esse dispositivo foi criado por meio de Emenda Constitucional em 2019. Assim, para o Congresso Nacional, elas só poderiam ser questionadas caso houvesse afronta a cláusula pétrea da Constituição.

O Parlamento defende que as emendas PIX não violam a publicidade ou o controle da administração pública e que irregularidades devem ser sanadas por medidas de fiscalização.

Os advogados da Câmara e do Senado ainda apontam que as decisões do STF violam a autonomia financeira e patrimonial de estados e municípios.

Nesta quinta-feira, o ministro Flávio Dino atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e reafirmou a necessidade das emendas PIX seguirem critérios de transparência e serem rastreáveis.

Mas, autorizou de forma excepcional, a continuidade da execução dessas emendas nas hipóteses de obras em andamento e de calamidade pública.

O ministro reforçou que pode rever as determinações caso o Executivo e o Legislativo apresentem medidas concretas para corrigir falhas de transparência dessas emendas.

Flávio Dino já havia tomado outra decisão sobre o tema na semana passada, determinando ainda, nessa mesma deliberação, que o TCU e a CGU fiscalizem os repasses dessas emendas.

A liminar de Dino deve ser avaliada pelo plenário do STF em sessão virtual entre os dias 23 a 30 de agosto.

Edição: Roberta Lopes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste concentram 20% das queimadas

Esses municípios estão no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. 

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal

Segundo as investigações, neste ano, mais de 6,4 mil hectares foram queimados para a criação de gado na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Educação

Governo vai investir mais R$ 14 milhões em novos Cantinhos da Leitura

Até setembro deste ano, o Ministério da Educação criou mais de 10 mil Cantinhos da Leitura em ambientes escolares.

Baixar arquivo
Saúde

Mulheres que já contraíram HPV podem se beneficiar com a vacina

Estudos recentes revelam que mulheres adultas que já contraíram HPV podem ser beneficiadas pela vacina, uma vez que o imunizante seria capaz de reduzir as chances de recidiva.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas ameaçam sítios arqueológicos no Jalapão

Região abriga 16 locais com pinturas rupestres, que têm aproximadamente dois mil anos de existência.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de covid-19 aumentam em quatro estados e no DF, alerta Fiocruz

O boletim mais recente do Infogripe, divulgado pela Fiocruz, informa que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por covid-19 mantêm a curva de crescimento e de ampliação no país.

Baixar arquivo