Tagliaferro é intimado para esclarecer vazamentos de mensagens

Publicado em 26/08/2024 - 11:36 Por Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Foi intimado para depor nesta quinta-feira, na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, o perito criminal Eduardo Tagliaferro. Ele é ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo da convocação é esclarecer sobre vazamentos de mensagens publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, que indicariam ações extraoficiais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A intimação de Tagliaferro aconteceu após uma série de reportagens que revelaram mensagens privadas sobre processos. As mensagens e arquivos teriam sido trocados entre Moraes, auxiliares e integrantes da equipe dele, pelo WhatsApp. Um deles seria Eduardo Tagliaferro, que estava no TSE até ser preso por violência doméstica contra a mulher. Segundo os registros, o gabinete do ministro teria pedido a produção de relatórios de forma não oficial.

Até o momento, não foi comprovado que a produção do relatório foi feita a pedido do ministro ou de seu gabinete, mas por um juiz auxiliar do TSE ou por denúncia anônima. Nesta quarta-feira, Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito para investigar o caso. A esposa de Eduardo Tagliaferro também foi intimada para depor na tarde desta quinta-feira.

Em nota, o gabinete de Alexandre de Moraes informou que todos os procedimentos dos inquéritos das fake news e das milícias digitais foram “oficiais, regulares e estão devidamente documentados” na Corte. Ao longo da tramitação dos inquéritos, foram feitas solicitações a diversos órgãos, inclusive ao TSE, que tem poder de polícia e, portanto, competência para elaborar relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à democracia e às instituições.

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo