Novos focos e prisões marcam situação crítica no estado de SP

Publicado em 28/08/2024 - 15:58 Por Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Civil paulista prendeu nessa terça-feira, 27, o sexto suspeito de envolvimento com os incêndios florestais registrados no estado de São Paulo, nos últimos dias. Trata-se de um homem de 49 anos. Segundo a polícia, ele ateou fogo a uma mata e as chamas atingiram uma área de 8.000 metros quadrados, no município de Jales, a quase 600 quilômetros da capital paulista. Nenhum deles teve o nome divulgado.

Desde a última quinta-feira, dia 22, foram identificados 2,6 mil focos de fogo no estado de São Paulo, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, que utiliza imagens de satélites para identificar os incêndios.

Somente na sexta-feira passada, os satélites registraram colunas de fumaça a cada 90 minutos. E da manhã até o final da tarde de sexta o número de focos multiplicou de 25 para quase 1,9 mil em todo o estado: oito em cada dez deles em áreas ocupadas pela agropecuária.

Em São Paulo, 45%, ou praticamente a metade dos focos de calor, foram localizados em regiões de cultivo de cana-de-açúcar. Outros 10% são de áreas de pastagem. E quase 20% em pontos em que não é possível distinguir entre pasto ou agricultura. A maior incidência foi em cinco cidades da região de Ribeirão Preto, que sozinhas concentraram mais de 13% dos focos de calor no período.

Nessa segunda-feira, não havia focos ativos de incêndio florestal. Mas, nessa terça, depois de dois dias sem fogo, foram registrados oito novos focos em Barretos, Franca, Batatais e Guaraci. E devido ao clima quente e seco em todo o estado, a Defesa Civil mantém 48 municípios em alerta máximo para focos de incêndio nos próximos dias.

Edição: Leila dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo