Dilma sanciona Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado em 11/01/2016 - 16:51 Por Danyele Soares - Brasília

O Brasil tem um novo marco legal na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a medida que pretende desburocratizar a captação de investimento para pesquisas científicas e deve aproximar universidades e empresas, além de regulamentar as parcerias de longo prazo entre os setores público e privado.

 

De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o novo marco legal, com pontos que ainda precisam de regulamentação, dá transparência, simplicidade e segurança jurídica. Segundo ela, o setor produtivo brasileiro precisa do conhecimento desenvolvido nas instituições de ensino.

 

Pesquisadores e professores universitários comemoram a sanção do marco legal. A presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, destacou que a medida permite que pesquisadores em regime de dedicação exclusiva nas universidades possam exercer atividades remuneradas em empresas e amplia o tempo máximo que os professores de universidades federais podem trabalhar em projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

 

O novo marco também foi bem recebido por empresários. De acordo com o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, ligado à Confederação Nacional da Indústria, Paulo Mól, uma das vantagens da nova lei é simplificar a importação de produtos para pesquisa, desenvolvimento e importação.

 

O Palácio do Planalto não detalhou os trechos vetados pela presidenta Dilma Rousseff ao novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Últimas notícias
Economia

BNDES vai liberar R$ 5 bilhões para pequenos empreendedores do RS

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também anunciou a suspensão por 12 meses do pagamento de dívidas de empresas e produtores rurais do Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR apresenta denúncia contra os acusados de matarem Marielle Franco

O deputado Chiquinho Brazão, o conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa são acusados de planejar e ordenar a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Geral

RS: companhias aéreas flexibilizam reembolso e remarcação de passagens

Quase 500 mil pessoas tiveram as passagens aéreas canceladas por causa do fechamento do aeroporto de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Senacom pede flexibilização para Anac nas regras de transporte aéreo

Secretaria Nacional do Consumidor pede o reembolso e remarcação de passagens para quem teve o voo cancelado no Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS: Lula anuncia antecipação de benefícios aos gaúchos

Os contribuintes gaúchos terão prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás serão antecipados. 

Baixar arquivo
Justiça

Justiça determina que SP crie plano de combate à tortura nos presídios

Com o maior contigente de pessoas presas no país, o estado de São Paulo tem o prazo de 120 dias para cumprir a ordem da Justiça, caso contrário pagará multa de R$ 100 mil. 

Baixar arquivo