A partir de segunda-feira, dia 5 de setembro, três capitais passam a ter o sinal puro da telefonia móvel de 5ª geração. É o chamado 5G standalone, que chega agora a Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; e Recife, em Pernambuco.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa usada pelo 5G. Até o dia 28 de novembro, as operadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, no mínimo, 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza.
O 5G puro opera na frequência dos 3,5 GHz, que é a mesma usada pelas antenas parabólicas. Para evitar interferência, é preciso substituir por uma antena menor, que vai pegar TV digital.
O kit de instalação custa cerca de R$ 400, mas as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal podem trocar de graça. Basta fazer o pedido no portal sigaantenado.com.br ou por telefone, no número 0800-729-2404.
O 5G standalone já está em operação em Brasília, Minas Gerais, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.