CNV pede ajuda ao governo sobre documentos de presos políticos

Publicado em 15/11/2014 - 19:05 Por Vladimir Platonow - Rio de Janeiro

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, pediu providências ao Ministério da Defesa a respeito de documentos encontrados no Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro, sobre presos políticos na época da ditadura.

 

O local foi vistoriado na última sexta-feira (14)  por Procuradores do Ministério Público Federal, que cumpriram mandado judicial de busca e apreensão de material.

 

Dallari telefonou ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, solicitando providências para o esclarecimento dos fatos.

 

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) – criada para elucidar crimes praticados durante a Ditadura Militar - considerou grave que aquela unidade do Exército tenha escondido documentos durante uma diligência anterior, realizada em setembro deste ano, e a informação de que membros da comissão foram investigados pelos militares.

 


Um dos objetivos da operação era buscar documentos de pessoas mortas durante o regime militar, incluindo o dissidente político Raul Amaro Ferreira, morto em agosto de 1971, nas dependências do hospital.

 

Na operação realizada na sexta-feira (14), os Procuradores visitaram a garagem de ambulâncias e o setor de manutenção, onde os documentos estariam escondidos.

 

Posteriormente, foram à Seção de Informações do hospital e lá encontraram um dossiê com notícias e documentos referentes a Raul Amaro, bem como uma pasta com nomes e fotografias dos integrantes das Comissões Nacional e Estadual da Verdade.

 

Procurado, o Ministério da Defesa informou, através de sua assessoria, que não faz comentários sobre o trabalho da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

 

Últimas notícias
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo