STF suspende tramitação de | impeachment de Dilma

Publicado em 09/12/2015 - 08:39 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A tramitação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff está suspensa até a próxima quarta-feira, dia 16, quando o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar o caso. A decisão é do ministro Luiz Edson Fachin ao atender pedido de liminar do PCdoB.


Os principais argumentos do partido se referem à eleição, pelo plenário da Casa, de chapa alternativa para compor a Comissão Especial do Impeachment. Considerada de oposição, essa chapa foi eleita depois de divergências de parlamentares contrários às indicações oficiais, feitas pelos líderes.


Outro questionamento é quanto à forma de eleição dessa comissão, por voto secreto. A legenda alega que decisão anterior, do próprio Supremo Tribunal Federal, prevê que as votações na Câmara e no Senado sejam abertas a não ser que a Constituição e o Regimento Interno prevejam expressamente que devam ser secretas, o que não ocorre em casos de impeachment.


Ao parar a tramitação do processo na Câmara, o ministro Fachin argumentou que era preciso evitar a prática de atos que futuramente possam ser invalidados pela Suprema Corte e o consequente aumento da instabilidade jurídica.


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou que só vai se pronunciar sobre o caso depois de receber a comunicação oficial do STF.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo