Janot denuncia senadora, ex-ministro e empresário ao STF

Publicado em 07/05/2016 - 17:04 Por Ana Cristina Campos - Brasília

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao STF, o Supremo Tribunal Federal, em um dos inquéritos da Operação Lava Jato, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o marido dela, o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, que seria ligado ao casal.


Eles são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por suposto recebimento de R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi ao Senado em 2010.

 

De acordo com depoimento de delatores, o valor é oriundo de desvios de contratos da Petrobras.

 

A senadora e o ex-ministro foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef, e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

 

Um novo delator, Antônio Carlos Pieruccini, afirmou que o dinheiro foi transportado, em espécie, de São Paulo para Curitiba, em quatro viagens, e que teria sido entregue a Ernesto Kugler.

 

Se o STF decidir receber a denúncia, Gleisi e Paulo Bernardo vão virar réus na ação penal.

 

O advogado Rodrigo Mudrovitsch, que representa a senadora e o ex-ministro, disse que vai esperar a intimação pelo ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no STF, para apresentar a defesa.

 

Segundo o advogado, a denúncia causou surpresa e indignação.

 

Para a defesa, a denúncia é frágil e merece ser derrubada pelo Supremo.

 

Últimas notícias
Economia

Inflação cai para todas as classes de renda no mês de agosto

Famílias com renda muito baixa tiveram a menor inflação acumulada no período, de 3,72%, enquanto a faixa de renda alta, registrou a maior taxa para esse indicador, de 4,97%.

Baixar arquivo
Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Durante a celebração da recepção do manto, líderes do povo Tupinambá cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas. 

Baixar arquivo
Cultura

Leci Brandão completa 80 anos

Entre shows, entrevistas, gravações de estúdio, a sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE cria observatório para garantir direitos políticos da mulher

O órgão vai centralizar o recebimento de denúncias e refletir sobre as violências que as mulheres sofrem para o exercício dos direitos políticos.

Baixar arquivo
Justiça

MPT e TSE se unem para combater assédio eleitoral no trabalho

Ameaças de demissão a depender do resultado da eleição; obrigar a utilização de uniformes e adesivos de determinado candidato; incentivo ou promessa de promoção condicionado à vitória de determinado candidato são exemplos de assédio eleitoral. 

Baixar arquivo
Justiça

STF: condenados pelo júri popular devem cumprir pena imediatamente

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que condenados pelo júri popular por crimes dolosos contra a vida devem cumprir imediatamente a pena seja qual for o tempo de reclusão.

Baixar arquivo