Ibama defende expansão de áreas protegidas de Cerrado

Publicado em 05/10/2016 - 10:03 Por Priscila Rangel - Brasília

A presidente do Ibama, Suely Mara, defendeu que o aumento das áreas protegidas no Cerrado. Ela participou, nessa terça-feira (4), de audiência pública na Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei 25/2015 sobre a conservação e utilização sustentável da vegetação nativa do Cerrado.


Para Suely Mara, o percentual de áreas já ocupadas é grande e pode ser aproveitado de forma mais inteligente, com recuperação ambiental, além de frear o avanço da agricultura em áreas de vegetação nativa.


O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José Felipe Ribeiro, destacou que o Brasil tem 45 mil espécies de plantas, com 12 mil delas concentradas só no Cerrado.


Ele explicou que o desafio do órgão é desenvolver técnicas para juntar a agricultura e o meio ambiente, sem que haja deterioração dos recursos naturais.


A área de Cerrado abrange 200 milhões de hectares - aproximadamente 25% do território nacional - e responde por mais de 60% da safra de grãos do país, além de 55% da pecuária.


A proposta da audiência pública partiu da deputada Tereza Cristina (PSB-MS). Ela destacou a importância de debater o assunto.


De acordo com o coordenador de Sustentabilidade da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias Filho, a agricultura tem se mostrado cada vez mais eficiente porque evita que sejam utilizadas novas áreas.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo