Edson Fachin defende que STF pode afastar parlamentar sem aval do Congresso

Política

Publicado em 11/10/2017 - 12:23 Por Samanta do Carmo - Brasília

Logo após o ministro Edson Fachin proferir seu voto, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, suspendeu a sessão, que deve ser retomada às 13h30. 

 

O ministro relator, Edson Fachin, defendeu em seu voto que o Congresso não tem poder de reverter este tipo decisão tomada pela Suprema Corte.

 

A sessão começou um pouco depois das 9h. Os primeiros a falar foram o advogado do Partido Progressista, autor da ação, e o advogado do Senado. A Advogada Geral da União, Grace Maria Mendonça, falou em nome da Presidência da República.

 

Quem representou a Câmara dos Deputados foi Evandro Gussi, deputado pelo PV de São Paulo. Como os outros, ele defendeu que não cabe ao STF determinar medidas cautelares contra os parlamentares.

 

A ação foi proposta pelo PP e pelo PSC em 2016, logo após o afastamento de Eduardo Cunha do mandato. Cunha foi o primeiro parlamentar submetido ao afastamento pelo STF. O resultado desse julgamento vai interferir diretamente no caso do senador Aécio Neves, do PSDB, afastado do mandato pelo STF desde o último dia 27.

 

A dúvida sobre a aplicação de medidas cautelares aos parlamentares acontece porque este tipo de medida, como monitoramento eletrônico, afastamento do mandato e recolhimento noturno, não existia quando a Constituição foi promulgada. Elas foram inseridas no Código Penal Brasileiro apenas em 2011. Por isso, os ministros precisam estabelecer quais casos se aplicam ou não de acordo com a Carta Constitucional.

 

 A expectativa é que o julgamento dure todo o dia. 

 

* A participação da repórter foi ao vivo. 

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo