Ministro do Trabalho diz que deixa o cargo com sentimento de dever cumprido

Equipe Ministerial

Publicado em 28/12/2017 - 08:35 Por Samanta do Carmo - Brasília

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, entregou ao presidente Michel Temer sua carta de demissão na tarde dessa quarta-feira (27), justificando que decidiu deixar o cargo porque pretende se candidatar nas eleições de 2018.


Em nota, o Palácio do Planalto confirmou que o presidente aceitou o pedido de demissão e agradeceu os serviços prestados por Nogueira, que deve retomar o mandato como deputado federal pelo PTB do Rio Grande do Sul.


Ronaldo Nogueira estava no cargo desde maio de 2016, quando o Michel Temer assumiu a Presidência da República. Ele esteve a frente da pasta durante toda a negociação da reforma trabalhista.


Em sua carta demissão, Nogueira afirma que deixa o posto com o sentimento de dever cumprido, por ter entregue à sociedade uma proposta de modernização da legislação trabalhista fruto do consenso.


O último ato de Nogueira como ministro foi a divulgação, nesta quarta-feira, do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, para o mês no novembro.


O Brasil fechou mais de 12 mil vagas de trabalho no mês, mesmo após a entrada em vigor da reforma trabalhista. Os setores que mais demitiram foram a indústria de transformação, a construção civil e a agropecuária.


Segundo dados do Caged, de janeiro até novembro deste ano foram criados cerca de 300 mil postos de trabalho com carteira assinada.


O ministro ressaltou que os números são melhores do que os dos anos anteriores e que a perspectiva para 2018 é de melhora.


Na carta de demissão, Nogueira citou também que vai defender, no Congresso, as reformas propostas pelo governo. Durante sua gestão, o Ministério do Trabalhou enfrentou críticas por causa da portaria restringindo o conceito de trabalho semelhante ao escravo.


A portaria está suspensa desde outubro, por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Últimas notícias
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo