Presidente do STJ diz que tramitação de recurso de Lula será rápida

Julgamento

Publicado em 05/09/2018 - 14:44 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha, que tomou posse na semana passada, afirmou que o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma tramitação rápida na Corte.


Segundo Noronha, o relator da Lava Jato no STJ, Felix Fisher, tem os processos sob sua responsabilidade em dia e não demoraria para julgar o caso.


Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Lula apresentou recurso contra a sentença, mas ela ainda não foi remetida ao tribunal superior. Ainda está no TRF4, o Tribunal Regional Federal sediado em Porto Alegre.


Um dos argumentos da defesa de Lula é que a inelegibilidade dele é provisória porque o STJ pode, em tese, reverter a condenação em 2ª instância e devolver a possibilidade de Lula se candidatar.


O presidente do STJ afirmou que o Judiciário não deve se curvar ao parecer do Comitê de Direitos Humanos da ONU que pediu a manutenção da candidatura de Lula.


Para Noronha, o ex-presidente está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa e não poderia se manter nas propagandas eleitorais.

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo