Plenário da Câmara decide hoje se Daniel Silveira continua preso

Publicado em 19/02/2021 - 14:53 Por Sayonara Moreno - Brasília

Está prevista para as 17h desta sexta-feira (19) a sessão deliberativa no plenário da Câmara dos Deputados que vai decidir se o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) continua preso ou não. A sessão vai analisar a medida cautelar do Supremo Tribunal Federal contra Silveira, que passou a terceira noite preso no Rio de Janeiro.

A análise dos parlamentares é necessária por se tratar de deputado - que só pode ser preso em caso de flagrante ou crime inafiançável. De acordo com o presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), o caso também vai ser analisado no Conselho, que deve retomar os trabalhos na próxima terça-feira (23), com a representação contra Daniel Silveira já na pauta.

Na tarde dessa quinta, Daniel Silveira chegou a participar de uma audiência de custódia, mas o juiz Airton Vieira decidiu manter a prisão do parlamentar, transferido no mesmo dia da Superintendência da Polícia Federal para o Batalhão da Polícia Militar, onde aguarda a decisão dos colegas em plenário.

A Polícia Federal informou ter encontrado dois aparelhos celulares após revista no local. Um inquérito foi aberto para apurar que celulares são esses e como eles foram levados até lá.

O deputado Daniel Silveira foi preso na última terça-feira, em flagrante, pela Polícia Federal. O mandado, emitido pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes, e reforçado por todos os demais magistrados, faz parte do inquérito que investiga fake news e foi emitido após Silveira gravar e divulgar um vídeo em que critica ministros da Corte e faz ataques à democracia.

Após o episódio, a defesa do deputado considerou a prisão ilegal, política e que representa "violento ataque” à liberdade de expressão. O deputado Major Vitor Hugo, líder do PSL na Câmara, também criticou a prisão e disse esperar que o plenário derrube a prisão de Daniel Silveira.

Por outro lado, o presidente do PSL, Luciano Bivar, criticou as atitudes do deputado detido e defendeu que Silveira seja expulso do partido.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo