Aumento da margem do consignado para 40% vai à sanção

Senado aprovou o texto da MP, que já tinha sido votado na Câmara

Publicado em 11/03/2021 - 11:21 Por Kariane Costa - Brasília

O Senado aprovou nessa quarta-feira (10) e vai à sanção presidencial a medida provisória que amplia de 35% para 40% a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Essa ampliação vai valer até 31 de dezembro deste ano.

Mas os parlamentares mudaram o texto original enviado pelo governo e estenderam o novo limite aos militares e servidores públicos, desde que 5% sejam destinados para amortizar empréstimos ou saques no cartão de crédito.

O texto permite ainda concessão de prazo de 120 dias de carência para pagamento de novos empréstimos ou para operações já realizadas, que poderão ser renegociadas.

Nesse período serão mantidos os juros e encargos contratados.

O consignado é descontado direto no contracheque de quem usa esse tipo de empréstimo, que cobra juros mais baixos do que os oferecidos em outros tipos de financiamento

Outro ponto do texto é o que autoriza o INSS a conceder auxílio-doença para quem precisa se afastar do trabalho por enfermidade ou acidente, sem a necessidade de perícia presencial.

Nesse caso, será necessário apenas a apresentação de atestado médico e de alguns documentos.

 

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo