Aumento da margem do consignado para 40% vai à sanção

Senado aprovou o texto da MP, que já tinha sido votado na Câmara

Publicado em 11/03/2021 - 11:21 Por Kariane Costa - Brasília

O Senado aprovou nessa quarta-feira (10) e vai à sanção presidencial a medida provisória que amplia de 35% para 40% a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Essa ampliação vai valer até 31 de dezembro deste ano.

Mas os parlamentares mudaram o texto original enviado pelo governo e estenderam o novo limite aos militares e servidores públicos, desde que 5% sejam destinados para amortizar empréstimos ou saques no cartão de crédito.

O texto permite ainda concessão de prazo de 120 dias de carência para pagamento de novos empréstimos ou para operações já realizadas, que poderão ser renegociadas.

Nesse período serão mantidos os juros e encargos contratados.

O consignado é descontado direto no contracheque de quem usa esse tipo de empréstimo, que cobra juros mais baixos do que os oferecidos em outros tipos de financiamento

Outro ponto do texto é o que autoriza o INSS a conceder auxílio-doença para quem precisa se afastar do trabalho por enfermidade ou acidente, sem a necessidade de perícia presencial.

Nesse caso, será necessário apenas a apresentação de atestado médico e de alguns documentos.

 

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo