Pacheco oficializa nomes de integrantes da CPI da Covid-19

Comissão deve ser instalada na próxima semana

Publicado em 15/04/2021 - 21:08 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a leitura dos nomes dos integrantes para a CPI da Covid-19 feita em plenário nessa quinta-feira (15) pelo presidente Rodrigo Pacheco, o caminho fica aberto para a instalação da comissão.

Como determina o regimento, o senador com mais idade do colegiado, neste caso Otto Alencar, do PSD, é quem preside e faz a convocação da primeira reunião. A expectativa é que ela seja agendada para próxima semana, na quinta-feira.

Nesse primeiro encontro serão definidos o presidente, o vice e o relator da CPI.

Randolfe Rodrigues, do partido Rede, deve ficar com a relatoria ou a presidência da comissão, como acontece tradicionalmente com o primeiro a subscrever o requerimento de instalação da CPI.

 O MDB, por ter a maior bancada do Senado, deve ficar com um dos cargos. Neste caso, poderia ser Renan Calheiros ou Eduardo Braga.

Em coletiva de imprensa, o senador Randolfe Rodrigues defendeu que é preciso primeiro convocar especialistas da área da ciência, como infectologistas e cientistas, para esclarecer pontos sobre a pandemia. Logo depois devem entrar para a lista autoridades políticas.

A CPI da Covid-19 tem 11 titulares e 7 suplentes.

O objetivo da comissão é apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, o agravamento da crise sanitária no Amazonas e irregularidades no uso dos recursos da União pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo