TSE antecipa vigência de assinatura eletrônica para criar partido

Publicado em 18/11/2021 - 15:26 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a antecipação da coleta de assinaturas eletrônicas para a criação de novos partidos para a eleição de 2022. Na prática, a medida já começou a valer no dia 3 de novembro, quando o sistema criado pelo TSE para registrar as assinaturas em apoio a criação de um partido entrou no ar.

Mas pra gente entender: a resolução que foi aprovada nesta quinta-feira, pela maioria dos ministros do Tribunal, já tinha sido aprovada no dia 31 de agosto. O que os ministros fizeram na sessão desta quinta-feira (18) foi alterar a entrada em vigor da norma.

Ou seja, a resolução dava um prazo de 120 dias a partir do dia 31 de agosto para começar a valer. E hoje (18), os magistrados anteciparam esse prazo para quando a ferramenta do TSE para colher as assinaturas começasse a funcionar, o que ocorreu no dia 03 de novembro.

O sistema de apoiamento a Partido em Formação do Tribunal possibilita a utilização de assinatura eletrônica para quem quiser apoiar uma legenda.

O partido continua sendo o responsável por coletar as assinaturas, que só terão validade após verificação dos requisitos propostos pelo TSE.

Hoje, quando um partido entra com o pedido para a criação de uma nova legenda, ele tem 2 anos para colher as assinaturas. Mas diante da pandemia da Covid, o TSE autorizou os 2 anos mais o prazo de 120 dias. De acordo com TSE tramitam no Tribunal 83 pedidos de legendas em formação.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo