TSE contabiliza 83 processos para formação de novos partidos políticos

Publicado em 09/12/2021 - 15:16 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil tem hoje 33 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número, considerado alto por especialistas, pode ficar ainda maior. Isso porque existem 83 processos na corte para legalização de novas legendas.  

A proliferação de partidos, segundo o cientista político da Fundação Getúlio Vargas, Sérgio Praça, é resultado, por um lado, do sistema proporcional em lista aberta, que favorece os votos nos partidos e permite que a legenda aproveite os votos de todos os candidatos para a conquista de cadeiras no parlamento; e, por outro lado, é consequência também das possibilidades de acessar recursos públicos disponíveis nos fundos eleitoral e partidário. 

Para o especialista, o elevado número de partidos dificulta a governabilidade e dá trabalho ao eleitor, que precisa escolher entre tantas opções.

Para se criar um partido político é necessário recolher, em até dois anos, a assinatura de cerca de 500 mil pessoas divididas em, pelo menos, nove estados do país, uma vez que os partidos precisam ser de caráter nacional. 

O último partido que conseguiu se registrar no TSE foi a Unidade Popular pelo Socialismo, criado em dezembro de 2019 após apresentar mais de 1,2 milhão de assinaturas. Membro do diretório nacional da legenda, Alexandre Ferreira detalhou algumas das dificuldades para se formar um partido. 

Para facilitar o processo de regularização de uma agremiação política, o TSE publicou uma resolução neste ano que autoriza o uso da assinatura eletrônica.  

Apesar disso, o cientista político da FGV, Sérgio Praça, acredita que as mudanças realizadas nos últimos anos no Congresso Nacional, como a cláusula de barreira e o fim das coligações, contribuem para reduzir o atual número de partidos. 

Entre os partidos em processo de formação no país, está o Aliança pelo Brasil, registrado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para conseguir concorrer a uma eleição, a nova legenda precisa ser legalizada seis meses antes do pleito. 
 

Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo