Reforma Tributária na pauta do Congresso em semana de força-tarefa

Publicado em 25/08/2024 - 08:15 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais uma semana de força-tarefa pré-eleições na Câmara. E na pauta, um dos destaques é a Reforma Tributária. O segundo projeto de regulamentação e que trata do Comitê Gestor do IBS - o Imposto sobre Bens e Serviços. O texto principal já foi aprovado no último dia 13, faltam os destaques. Esse comitê vai coordenar a arrecadação, a cobrança, a distribuição e também fiscalizar o IBS. A Câmara ainda fez uma inclusão no texto que veio do Executivo. Incluiu os planos de previdência PGBL e VGBL na incidência do imposto sobre doações e herança. Depois de aprovado, o texto vai para o Senado e se tiver mudanças, volta para a Câmara.

Nas comissões, o Conselho de Ética analisa, na quarta-feira, (28), o caso do deputado Chiquinho Brazão, que responde a processo de cassação pelo envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco. Ele é acusado - e nega - ser um dos mandantes do crime. A relatora, deputada Jack Rocha, vai fazer a leitura do relatório, já protocolado e guardado em um cofre, dentro da própria comissão. O parlamentar está preso desde março, acusado de tentar atrapalhar as investigações.

E a Comissão Externa criada para acompanhar o acidente com o avião da Voepass vai fazer a primeira reunião para definir o cronograma de trabalho e votação de requerimentos. Entre eles, convite para ouvir os presidentes da Latam e da Voepass, além de autoridades do Cenipa - o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - e do Instituto Nacional de Criminalística.

No Senado, Reforma Tributária também. Continuam os debates na Comissão de Assuntos Econômicos, onde está o primeiro projeto de regulamentação. Na mesma comissão, uma outra proposta polêmica:  a que regulamenta os cigarros eletrônicos, retirada de pauta na semana passada e que deve ser votada somente no dia 3.

Já o projeto que anula trechos decreto do presidente Lula para reduzir as exigências para porte e posse de armas será analisado na terça-feira. Um dos pontos que podem ser mudados é o que proíbe clubes de tiro a menos de um quilômetro de escolas. O entendimento do relator, senador Vanderlan Cardoso, é que definir a localização desses clubes de tiro é de competência do município e não da União.

Edição: Leila Santos / Fran de Paula

Últimas notícias
Cultura

Festival das Baleias acontece em Salvador de 13 a 15 de setembro

O evento acontece em diversos pontos de Salvador, incluindo o Farol da Barra, Doca 1 e o Pelourinho. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com alguns eventos específicos, como o avistamento de baleias, exigindo inscrição prévia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MG declara situação de escassez hídrica em duas regiões do estado

O estado declarou situação de escassez hídrica na bacia do Rio das Velhas e do Rio da Prata. A situação é considerada crítica em outras regiões do estado.

Baixar arquivo
Economia

Câmara dos Deputados aprova proposta da reoneração da folha

Pelo texto-base aprovado, a reoneração será gradual, aumentando 5% por ano a partir de 2025, chegando a 20% em 2028, que é o percentual integral.

Baixar arquivo
Saúde

Seca e queimadas: Ministério traz orientações para proteção da saúde

Segundo a ministra da Saúde Nísia Trindade, tem sido registrado alta de casos de atendimentos no SUS de problemas como náuseas e vômitos, principalmente nos estados de Goiás, Matos Grosso e Distrito Federal.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 80 anos nascia Barry White

O cantor norte-americano nasceu no Texas em 12 de setembro de 1944. Durante a carreira, gravou 20 álbuns e venceu dois Grammys.

Baixar arquivo
Geral

Aumento na taxa seca eleva custos no Polo Industrial de Manaus

O Polo Industrial de Manaus concentra cerca de 600 fábricas e emprega aproximadamente 500 mil pessoas de forma direta e indireta.

Baixar arquivo