Reforma Tributária na pauta do Congresso em semana de força-tarefa

Publicado em 25/08/2024 - 08:15 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais uma semana de força-tarefa pré-eleições na Câmara. E na pauta, um dos destaques é a Reforma Tributária. O segundo projeto de regulamentação e que trata do Comitê Gestor do IBS - o Imposto sobre Bens e Serviços. O texto principal já foi aprovado no último dia 13, faltam os destaques. Esse comitê vai coordenar a arrecadação, a cobrança, a distribuição e também fiscalizar o IBS. A Câmara ainda fez uma inclusão no texto que veio do Executivo. Incluiu os planos de previdência PGBL e VGBL na incidência do imposto sobre doações e herança. Depois de aprovado, o texto vai para o Senado e se tiver mudanças, volta para a Câmara.

Nas comissões, o Conselho de Ética analisa, na quarta-feira, (28), o caso do deputado Chiquinho Brazão, que responde a processo de cassação pelo envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco. Ele é acusado - e nega - ser um dos mandantes do crime. A relatora, deputada Jack Rocha, vai fazer a leitura do relatório, já protocolado e guardado em um cofre, dentro da própria comissão. O parlamentar está preso desde março, acusado de tentar atrapalhar as investigações.

E a Comissão Externa criada para acompanhar o acidente com o avião da Voepass vai fazer a primeira reunião para definir o cronograma de trabalho e votação de requerimentos. Entre eles, convite para ouvir os presidentes da Latam e da Voepass, além de autoridades do Cenipa - o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - e do Instituto Nacional de Criminalística.

No Senado, Reforma Tributária também. Continuam os debates na Comissão de Assuntos Econômicos, onde está o primeiro projeto de regulamentação. Na mesma comissão, uma outra proposta polêmica:  a que regulamenta os cigarros eletrônicos, retirada de pauta na semana passada e que deve ser votada somente no dia 3.

Já o projeto que anula trechos decreto do presidente Lula para reduzir as exigências para porte e posse de armas será analisado na terça-feira. Um dos pontos que podem ser mudados é o que proíbe clubes de tiro a menos de um quilômetro de escolas. O entendimento do relator, senador Vanderlan Cardoso, é que definir a localização desses clubes de tiro é de competência do município e não da União.

Edição: Leila Santos / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo