Estudantes de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia poderão ajudar no combate ao coronavírus
Para auxiliar no tratamento dos possíveis contaminados pelo coronavírus aqui no Brasil, os alunos dos dois últimos anos do curso de medicina e do último ano de enfermagem, farmácia e fisioterapia poderão fazer estágio em unidades de saúde de todo o país. A permissão é do Ministério da Saúde e será válida enquanto durar a emergência em saúde pública.
Esses estudantes vão atuar em áreas como clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias, de acordo com cada curso. A atuação dos alunos será supervisionada por profissionais registrados em seus conselhos. Eles também vão receber orientação de professores da Universidade Aberta do SUS.
O Ministério da Saúde será o responsável por selecionar, capacitar e direcionar os alunos nos locais necessários, após articulação com as secretarias de saúde.
Aqueles que trabalharem no combate à Covid-19 terão a carga horária executada no estágio obrigatório. A atuação desses estudantes será considera de caráter relevante para o país e contará na pontuação para ingresso nos cursos de residência.