Compra de vacina chinesa pela União deve ser definida até dia 21

Governo de SP e Ministério da Saúde negociam acordo para aquisição

Publicado em 09/10/2020 - 20:11 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, espera que até o dia 21 de outubro o Ministério da Saúde decida pela compra da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, que está sendo testada no Brasil em parceria com o instituto Butantan.

No próximo dia 21 está marcada uma reunião do governador com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Nessa quinta-feira, o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinschteyn, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, se reuniram em Brasília com representantes do Ministério da Saúde para discutir o repasse de recursos para o instituto. A expectativa é de um investimento de R$ 92 milhões. Mas a reunião terminou sem acordo.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, é grande a chance de compra da vacina, mas não dá para comprar o que não existe.

A previsão é de que, antes da próxima rodada de negociações, daqui a 12 dias, já tenha terminado a última fase de testes da vacina. João Doria disse que, se o Ministério da Saúde não comprar o medicamento, a vacinação vai ser garantida para a população paulista.

Doria acrescentou que governadores e parlamentares de outros estados têm mantido contato o governo paulista para negociar o acesso à vacina sem a mediação do Ministério da Saúde.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo