logo Radioagência Nacional
Saúde

Resultados de segurança da vacina de Oxford devem sair em um mês

Expectativa é que país produza 210 milhões de doses em 2021
Baixar
Lígia Souto
04/11/2020 - 16:24
Rio de Janeiro

Primeiros resultados de segurança e eficácia da vacina de Oxford devem sair dentro de um mês, de acordo com a Fiocruz. 

Os primeiros resultados de segurança e eficácia da vacina produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a farmacêutica Astrazeneca devem sair dentro de um mês. O cronograma foi anunciado durante oficina realizada nesta quarta-feira (04), pela Fundação Oswaldo Cruz, para informar sobre os próximos passos das pesquisas do imunizante contra o novo coronavírus.

De acordo com a pesquisadora Rosana Cuber, vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, a unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz, um pacote de informações sobre as etapas de produção no Brasil tem sido submetido à Anvisa desde setembro. 

A expectativa, ainda segundo Roase Cuber, é que a vacina seja aprovada em fevereiro e disponibilizada à população em março. O Brasil deve produzir 210 milhões de doses no ano que vem, sendo 100 milhões apenas no primeiro semestre, com a importação do chamado ingrediente farmacêutico ativo.

A partir do 2º semestre, o país já terá produção de forma autônoma, com base no acordo de transferência de tecnologia assinado entre a Fiocruz e o laboratório.

O diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, disse que todos os processos estão sendo acelerados, dentro dos parâmetros de segurança. Zuma ressaltou, no entanto, que é preciso cautela com o cronograma, já que ele depende de variáveis que podem adiar ou adiantar o processo.

O calendário de imunização é definido pelo Programa Nacional do Ministério da Saúde e depende do desenvolvimento da fase 3 dos ensaios clínicos, estágio onde se encontra a vacina inglesa, considerada uma das mais promissoras do mundo. 

x