Resultados de segurança da vacina de Oxford devem sair em um mês

Expectativa é que país produza 210 milhões de doses em 2021

Publicado em 04/11/2020 - 16:24 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Primeiros resultados de segurança e eficácia da vacina de Oxford devem sair dentro de um mês, de acordo com a Fiocruz. 

Os primeiros resultados de segurança e eficácia da vacina produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a farmacêutica Astrazeneca devem sair dentro de um mês. O cronograma foi anunciado durante oficina realizada nesta quarta-feira (04), pela Fundação Oswaldo Cruz, para informar sobre os próximos passos das pesquisas do imunizante contra o novo coronavírus.

De acordo com a pesquisadora Rosana Cuber, vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, a unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz, um pacote de informações sobre as etapas de produção no Brasil tem sido submetido à Anvisa desde setembro. 

A expectativa, ainda segundo Roase Cuber, é que a vacina seja aprovada em fevereiro e disponibilizada à população em março. O Brasil deve produzir 210 milhões de doses no ano que vem, sendo 100 milhões apenas no primeiro semestre, com a importação do chamado ingrediente farmacêutico ativo.

A partir do 2º semestre, o país já terá produção de forma autônoma, com base no acordo de transferência de tecnologia assinado entre a Fiocruz e o laboratório.

O diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, disse que todos os processos estão sendo acelerados, dentro dos parâmetros de segurança. Zuma ressaltou, no entanto, que é preciso cautela com o cronograma, já que ele depende de variáveis que podem adiar ou adiantar o processo.

O calendário de imunização é definido pelo Programa Nacional do Ministério da Saúde e depende do desenvolvimento da fase 3 dos ensaios clínicos, estágio onde se encontra a vacina inglesa, considerada uma das mais promissoras do mundo. 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Defensoria pede plano de combate a incêndios em terras indígenas

A Defensoria Pública da União (DPU) manifestou-se a favor de ações imediatas para combater os incêndios florestais em terras indígenas no Mato Grosso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo