Pazuello confirma para janeiro início da vacinação contra covid-19

Avião com doses da vacina da AstraZeneca volta da Índia no dia 16

Publicado em 13/01/2021 - 13:50 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A vacinação contra covid-19 no Brasil deve começar três ou quatro dias após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, afirmou hoje (13) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Já a Anvisa informou que deve dar um parecer sobre o pedido para uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da Coronavac no próximo domingo (17).

O ministro está em Manaus, capital do Amazonas, que sofre o segundo colapso do sistema de saúde desde o início da pandemia. Lá, Pazuello cravou que a vacinação começa ainda neste mês de janeiro. Até então, o ministro da Saúde, mais cauteloso, dizia que a vacinação poderia começar até o final de fevereiro.

Pazuello informou ainda que o avião que decolou nesta quarta-feira para a Índia deve voltar ao Brasil no próximo dia 16, com as primeiras doses da vacina AstraZeneca.

Em Manaus, o ministro tem acompanhado as ações para aliviar o sistema de saúde local. Ele informou que estão sendo abertos 350 novos leitos, entre UTIs e leitos clínicos.

A cidade também sofre com a falta de tubos de oxigênio para os pacientes graves da covid-19. Uma força-tarefa foi montada para levar oxigênio para Manaus com aviões privados e da FAB, além da tentativa de abrir 10 usinas para produção de oxigênio em Manaus, nos próximos dias.

A capital amazonense registrou nesta terça-feira (12) o maior número de enterros desde o início da pandemia, 166 no total. Antes da crise sanitária, a média de enterros era de 30 diários.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Queiroga diz que avião com vacinas da Janssen chega na terça (22)

Anúncio foi feito após uma previsão inicial de receber três milhões de doses até 15 de junho não ser confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, sem explicações dos motivos.

Baixar arquivo
Geral

Operação de segurança investiga grupos criminosos que agem na BR-101

As Polícias Civil e Rodoviária Federal deram início, nesta segunda-feira (21), à segunda fase da Operação Estrada Segura, contra grupos de criminosos que agem na BR-101, na altura do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Baixar arquivo
Geral

''Yoga me ensinou a caminhar para dentro'', diz praticante

''Yoga me ensinou a caminhar para dentro, a olhar para mim mesma'', diz a advogada Ana Luísa Borba que encontrou na tradição indiana a forma de controlar a ansiedade e ter mais equilíbrio para lidar com os desafios da vida.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Perfis propagadores de desinformação são removidos de redes sociais

Desde o começo do ano, as plataformas de redes sociais passaram a bloquear ou até mesmo remover perfis apontados como propagadores de desinformação e discurso de ódio. Entre eles o do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Baixar arquivo
Saúde

Mulheres de 49 anos começam a ser vacinadas no Rio de Janeiro

O primeiro dia do inverno marca a vacinação contra a covid-19 para as mulheres de 49 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Comitê define limite de 10 mil espectadores nas Olimpíadas de Tóquio

O limite foi estabelecido pelo Comitê Organizador dos Jogos e não poderá exceder os 50% da capacidade de cada arena de competição.

 

Baixar arquivo