Pazuello confirma para janeiro início da vacinação contra covid-19

Avião com doses da vacina da AstraZeneca volta da Índia no dia 16

Publicado em 13/01/2021 - 13:50 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A vacinação contra covid-19 no Brasil deve começar três ou quatro dias após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, afirmou hoje (13) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Já a Anvisa informou que deve dar um parecer sobre o pedido para uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da Coronavac no próximo domingo (17).

O ministro está em Manaus, capital do Amazonas, que sofre o segundo colapso do sistema de saúde desde o início da pandemia. Lá, Pazuello cravou que a vacinação começa ainda neste mês de janeiro. Até então, o ministro da Saúde, mais cauteloso, dizia que a vacinação poderia começar até o final de fevereiro.

Pazuello informou ainda que o avião que decolou nesta quarta-feira para a Índia deve voltar ao Brasil no próximo dia 16, com as primeiras doses da vacina AstraZeneca.

Em Manaus, o ministro tem acompanhado as ações para aliviar o sistema de saúde local. Ele informou que estão sendo abertos 350 novos leitos, entre UTIs e leitos clínicos.

A cidade também sofre com a falta de tubos de oxigênio para os pacientes graves da covid-19. Uma força-tarefa foi montada para levar oxigênio para Manaus com aviões privados e da FAB, além da tentativa de abrir 10 usinas para produção de oxigênio em Manaus, nos próximos dias.

A capital amazonense registrou nesta terça-feira (12) o maior número de enterros desde o início da pandemia, 166 no total. Antes da crise sanitária, a média de enterros era de 30 diários.

 

Últimas notícias
Economia

Governo Central tem menor déficit primário desde 2014

Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) fechou o ano de 2021 com um déficit primário de R$ 35 bilhões, o menor saldo negativo registrado desde 2014.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça mantém 500 famílias que vivem no Parque do Mico Leão Dourado

Decisão da Justiça do Rio de Janeiro garante a permanência de 500 famílias que vivem no Parque Nacional do Mico Leão Dourado, em Cabro Frio, na região dos Lagos. A área de preservação ambiental integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica.

Baixar arquivo
Internacional

Argentina diminui restrições para brasileiros entrarem no país

A partir deste sábado, qualquer brasileiro com esquema de vacinação completo contra a covid-19 poderá entrar na Argentina sem necessidade de teste negativo e quarentena.

Baixar arquivo
Justiça

No Rio, deputado estadual Anderson Alexandre á afastado pela justiça

O deputado estadual Wanderson Gimenes Alexandre, do Solidariedade, conhecido como Anderson Alexandre, foi afastado(nesta sexta-feira pela Justiça por crime de responsabilidade e por integrar organização criminosa, na qual atuava como líder.

Baixar arquivo
Economia

Menos de 40% guardou dinheiro para pagar IPTU e IPVA de 2022 no RJ

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro mostra que nos dois anos anteriores, este percentual foi de 52,3% e 41,8%.

Baixar arquivo
Economia

Consumidores pretendem parcelar despesas de começo de ano

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio-RJ mostra que aumentou o número de consumidores que pretendem parcelar despesas de IPTU, IPVA e material escolar em 2022.

Baixar arquivo