Equipes da Anvisa vão a Rússia analisar fabricação da vacina Sputnik V

Publicado em 12/04/2021 - 20:57 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa informou nessa segunda-feira que as duas equipes da agência que vão à Rússia verificar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação da vacina Sputnik V irão viajar juntas. No fim da semana passada, a Anvisa divulgou que seriam duas inspeções, em datas diferentes.

Agora, as duas visitas técnicas estão previstas para 19 a 23 de abril. As duas equipes vão trabalhar simultaneamente. Uma vistoria será na unidade que produz o IFA, Insumo Farmacêutico Ativo, que é a matéria-prima, e também fabrica a vacina finalizada. A outra visita será na empresa responsável pelas etapas finais de envase e embalagem.

A data das inspeções foi definida a pedido das autoridades russas, para que tivessem tempo de preparar a documentação necessária a vistoria. A equipe da Anvisa também vai tentar conseguir os documentos que faltam para iniciar a análise do pedido de uso da Sputnik V no Brasil.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, aqui no país é representada pelo laboratório União Química. A Anvisa recebeu dois pedidos de uso do imunizante. Um de uso emergencial, feito pelo laboratório. E o outro de exportação excepcional, feito por 14 governadores. Mas as análises dependem da apresentação de todos os dados.

De acordo com o painel da Anvisa faltam 18% dos documentos e outros 24% estão incompletos.


 

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Abate de bovinos cai 10,3% no primeiro trimestre do ano, aponta IBGE

O abate de bovinos caiu 10,3% no país no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Em compensação, o abate de suínos subiu 4,9% e o de frangos 2,4%, na mesma comparação.

Baixar arquivo
Economia

Estimativa do IBGE de abril prevê safra recorde para 2021

A safra de alimentos no Brasil deve atingir o recorde de 264,5 milhões de toneladas em 2021. A estimativa é que supere em 4,1% a do ano passado, que somou 254,1 milhões de toneladas.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial

A partir desta quarta-feira (12), trabalhadores informais nascidos em setembro já podem sacar a primeira parcela do auxílio emergencial. O saque também poderá ser feito pelos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova projeto para combater superendividamento de consumidores

A matéria segue para apreciação do Senado Federal. O projeto de lei prevê o direito a uma renegociação com todos os credores a partir da mediação de um juiz  Na audiência, o consumidor pode apresentar um plano com prazo máximo de 5 anos para quitação das dívidas.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio retoma vacinação contra a covid-19 em grávidas

A vacinação para este grupo, por orientação do Ministério da Saúde, é apenas com as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.

Baixar arquivo
Geral

No Dia da Enfermagem, profissionais defendem piso salarial nacional

A crise sanitária causada pela covid-19 continua sendo um grande desafio para as pessoas, para o governo e para os profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, que enfrentam a batalha pela vida de seus pacientes.

Baixar arquivo