Polícia Federal realiza operação com alvo a Precisa Medicamentos

Publicado em 28/10/2021 - 15:07 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Operação Imprecisão, deflagrada nesta quinta-feira, investiga indícios de crimes praticados pela Precisa Medicamentos nesse processo de intermediação da compra de 20 milhões doses da vacina Covaxin junto ao Ministério da Saúde. A Operação conta com o apoio da CGU - a Controladoria Geral da União - e do Ministério Público Federal.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em duas cidades do Estado de São Paulo, na capital e em Campinas.

A Precisa Medicamentos é acusada de apresentar documentos falsos alegando que seria a intermediária do laboratório indiano Bharat Biotech nas negociações da vacina Covaxin. No entanto, um relatório da CGU, de julho deste ano, informa que a Precisa Medicamentos teria autorização do laboratório somente para iniciar conversas e negociações para comercialização da Covaxin. Mas a empresa teria enviado um documento supostamente falso ao Ministério da Saúde dizendo ser procuradora e importadora da Bharat Biotech no Brasil.

Ainda no relatório, a Controladoria mostrou também os e-mails trocados pela Precisa, o Ministério da Saúde e a Bharat Biotech nos dias 23 e 24 de fevereiro desse ano. No primeiro deles, no dia 23, a Precisa solicitava uma procuração à Bharat Biotech. No dia seguinte, a Precisa enviava esse documento ao Ministério da Saúde, às 17h07. Mas, somente às 17h47, quarenta minutos depois, o laboratório indiano enviou resposta à primeira solicitação da Precisa com o documento. A CGU ainda não teve acesso a esse suposto documento enviado pela Bharat à Precisa.

As investigações de hoje também pretendem esclarecer a emissão de uma carta fiança de R$ 500 milhões por parte de um suposto banco, que não teria autorização do Banco Central para realizar tal operação.

O contrato com o Ministério da Saúde, que havia sido assinado no início do ano, foi cancelado após denúncias de irregularidades.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que apoiou a CGU na apuração inicial que desencadeou a operação e que continua colaborando com as investigações conduzidas pelos órgãos competentes.

Entramos em contato com a Precisa Medicamentos para comentar a operação de hoje, mas ainda aguardamos retorno.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Ciclone extratropical pode atingir Rio Grande do Sul

Defesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores, evitar estacionar veículos perto de torres de energia e, se possível, desligar o quadro geral de energia.

Baixar arquivo
Internacional

Manifestantes acampam na USP em solidariedade ao povo palestino

A ação se assemelha ao que ocorre em diversas universidades nos Estados Unidos, em que estudantes também protestam contra o genocídio em Gaza. 

Baixar arquivo
Economia

Inundações no RS afetam a agricultura e a pecuária do estado

Ainda não é possível precisar o tamanho do impacto sobre os sistemas de produção agrícola vegetal e animal, nem mensurar os efeitos desse desastre na comercialização dos produtos.

Baixar arquivo
Economia

Jovens negras tem taxa de desemprego 3 vezes maior que homens brancos

Já a diferença salarial ficou 2,7 vezes menor que o rendimento deles. Em valores, isso representa um abismo entre o salário médio mensal de 1.582 reais recebido por jovens negras e de 4.270 reais pago a eles.

Baixar arquivo
Geral

Chegada de Frente Fria no RS preocupa comunidades indígenas

Ao menos oitenta comunidades foram prejudicadas, algumas inclusive ficaram totalmente alagadas, segundo levantamento do Cimi, Conselho Indigenista Missionário. Os territórios mais críticos ficam em porto Alegre e na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

RS: CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos para vítimas das chuvas

O Conselho Nacional de Justiça começou nesta quarta-feira (8) uma ação para emitir gratuitamente a segunda via de quem perdeu documentos básicos, como certidões de nascimento e casamento, em meio à tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul.   

Baixar arquivo