Inundações no RS afetam a agricultura e a pecuária do estado

Publicado em 08/05/2024 - 13:49 Por Priscila Thereso - Rio de Janeiro

As inundações no Rio Grande do Sul afetam também a agricultura e a pecuária no estado, que está sob decreto de calamidade. De todos os 497 municípios, mais de 400 já contabilizam como severamente afetados pelos temporais.   

Segundo Claudinei Baldissera, diretor técnico da Emater gaúcha, ainda não é possível precisar o tamanho do impacto sobre os sistemas de produção agrícola vegetal e animal, nem mensurar os efeitos desse desastre na comercialização dos produtos. Ele afirma que as colheitas de verão estavam adiantadas: 76% da lavoura da soja foram colhidos.

A avaliação para a colheita do milho é similar, de acordo com Baldissera. 

No entanto, ainda não se pode afirmar se haverá retardo no cultivo da safra de inverno, como trigo, aveia e cevada. Sobre a pecuária, o diretor técnico da Emater no Rio Grande do Sul confirma as mortes e arrastos de animais de corte e de leite, mas ainda não há dados quantitativos.   

Para o presidente da Federação da Agricultura, Gedeão Pereira, não há risco de desabastecimento de arroz no Brasil, sendo o principal problema a logística, com a infraestrutura do estado afetada.

A Emater está realizando o levantamento de perdas no meio rural, para auxiliar o governo gaúcho e dos municípios nas ações imediatas e no planejamento das intervenções estruturais que serão necessárias em todas as regiões.

Edição: Vitoria Elizabeth/ Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Congresso derruba veto de Lula e proíbe saídas temporárias de presos

O Congresso derrubou veto parcial do presidente Lula e voltou a proibir a saída temporária de presos. Com isso, fica valendo o texto original aprovado por deputados e senadores em abril que acaba com essas saidinhas.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova projeto que reduz exigência para posse de armas

O projeto de lei também facilita a instalação de clubes de tiro perto de escolas.

 

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova taxação de 20% para compras internacionais abaixo de $50

Taxação de compras internacionais abaixo de 50 dólares aprovada na Câmara. Pelo texto apresentado pelo deputado Átila Lira, a taxação será de 20% sobre o valor do produto, percentual fechado após acordo entre governo e parlamentares.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo avança na Libertadores com vitória sobre Milionários

E vamos começar com a série B do Campeonato Brasileiro.  Jogo de prosseguimento da sétima rodada da competição, o Amazonas venceu o Mirasol por um a zero, em Manaus.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: corrida do queijo tem vencedora desacordada

 Em 29 de maio de 2023, a canadense Delaney Irving perdeu a consciência quando caiu e bateu a cabeça. A participante saiu rolando e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na prova feminina. 

Baixar arquivo
Economia

O que fazer se não tenho os documentos e ainda não declarei o IR 2024?

Sim, o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 está quase se encerrando. Se você fez a declaração e não há qualquer pendência na Receita Federal, pode ficar tranquilo. Se você ainda não declarou, pode se preparar para correr.

Baixar arquivo