Especialista alerta para uso inadequado de antibióticos

Publicado em 17/11/2021 - 13:35 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Quem utiliza antibióticos por conta própria nem imagina que está colaborando para que infecções se tornem resistentes a tratamentos e que, pela demora na cura, possam até levar à morte.

É que o uso inadequado desses medicamentos acaba por eliminar microrganismos que existem em harmonia com o nosso corpo e que servem para nos proteger de outras bactérias invasivas.

O principal uso incorreto de antibióticos ocorre quando o paciente interrompe um tratamento por entender que já se curou. Ele guarda as sobras do medicamento e volta a usar, no futuro, quando os sintomas reaparecem. A médica infectologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, doutora Cláudia Vidal, alerta para o perigo de confundir sintomas.

“Existem alguns sintomas que eles podem surgir em mais de um diagnóstico e podem estar relacionados algumas vezes com infecção e outras vezes não. O antibiótico não deve ser utilizado como antitérmico, ou seja, para baixar a febre, não deve ser utilizado como analgésico e ele não deve ser confundido também com anti-inflamatório. Antibiótico só pode ser utilizado para tratar infecção", diz a médica.

Todos os anos, de 18 a 24 de novembro, ocorre a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana, que é promovida pela Organização Mundial da Saúde junto com a Organização Mundial da Saúde Animal e a Organização Mundial da Agricultura. O objetivo é alertar a população sobre o risco de resistência microbiana pelo uso inadequado e exagerado dos antibióticos.

A doutora Cláudia ressalta a necessidade da conscientização por parte de todos. “A população tem seu papel, não utilizando sem consultar um médico, e, quando for necessário, utilizar de forma correta. Os governantes através de legislações para o controle do uso, não só na saúde humana, mas para a saúde animal, também no uso na agricultura”, disse.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, em 2019, indicavam que a resistência microbiana poderia tirar a vida de 10 milhões de pessoas, por ano, até 2050. Por conta da pandemia da covid, isso deve se agravar ainda mais, pois o uso de antibióticos na crise sanitária aumentou significativamente.

Portanto, fica o alerta, somente inicie o uso de antibióticos quando prescritos por um médico e não interrompa o tratamento por conta própria.

*Com supervisão de Nádia Faggiani

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo