Covid-19: Anvisa aprova em caráter experimental o medicamento Paxlovid

Publicado em 30/03/2022 - 21:38 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A diretoria colegiada da Anvisa aprovou, na tarde desta quarta-feira, por unanimidade, o uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Paxlovid para o tratamento da covid-19.

A nova medicação é do tipo antiviral e de uso oral, composta por dois fármacos, Nirmatrelvir  mais Ritonavir. O Paxlovid é destinado para pacientes adultos, sintomáticos, não hospitalizados, que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave. Não é um medicamento destinado para prevenção da doença e só será vendido com prescrição médica.

De acordo com a avaliação de três gerências técnicas da Anvisa, os benefícios do Paxlovid são maiores do que os riscos apresentados durante a análise. A gerente de farmacovigilância da agência, Helaine Capucho, apontou que as principais reações adversas do medicamento são consideradas de baixa frequência e não graves.

Durante o voto, a diretora-relatora Meruza Freitas destacou que o Paxlovid pode ser mais uma estratégia para proteção da população frente a covid-19. 

O pedido de uso emergencial do Paxlovid foi apresentado pela Wyeth Indústria Farmacêutica /Pfizer no dia 16 de fevereiro deste ano. No cenário internacional, o medicamento também já foi aprovado, para uso emergencial, pelas autoridades sanitárias dos seguintes países: Estados Unidos; Europa; Canadá; China; Austrália, Japão, Reino Unido e México.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Vereadores de SP retomam votação da privatização da Sabesp

O projeto prevê a venda da maior parte dessas ações, mantendo o poder de veto em algumas decisões pelo governo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro tem alerta de “perigo” por conta do calor

Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná também estão na rota do calorão. A previsão de alta vai até o próximo domingo.

Baixar arquivo
Educação

Prefeitura do Rio terá que pagar R$ 2 bi por falta de vagas em creches

A multa foi aplicada pela Justiça do Estado, em ação instaurada pelo Ministério Público. No final de 2023, mais de 12 mil crianças esperavam vagas no turno integral. O valor da multa será destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança.

Baixar arquivo
Geral

RJ: Justiça aceita denúncia contra mulher que levou tio morto ao banco

A justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado contra Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa traz informações inéditas sobre aborto

Esta segunda edição do levantamento “Nascer no Brasil” avaliou a qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto, nascimento e puerpério, e os resultados estão na edição de abril da revista Cadernos de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar 13º para quem ganha acima de um salário mínimo

O pagamento para aposentados e pensionista vai até o próximo dia 8, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social.

Baixar arquivo