Crianças brasileiras estão mais obesas e altas, diz estudo da Fiocruz

Publicado em 02/04/2024 - 17:12 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As crianças brasileiras estão mais obesas e altas, de acordo com um estudo da Fiocruz Bahia, em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais e a University College London, considerada uma das melhores instituições de ensino do mundo.

A pesquisa apontou que, entre 2001 e 2014, a prevalência de peso entre os grupos analisados subiu cerca de 3%, e a altura aumentou 1 centímetro.

De acordo com a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Carolina Vieira, a obesidade infantil é preocupante.

A pesquisadora também aponta que esse impacto será mais relevante no grupo de crianças vivendo em situação de pobreza, onde a prevalência de obesidade tem sido ainda maior.  E ressalta que o grande vilão é o alimento ultraprocessado, associado ao sedentarismo.

A pesquisa baseou-se na observação de 5 milhões de crianças brasileiras. Segundo os pesquisadores, tais resultados indicam que o Brasil, assim como outros países, está longe de atingir a meta da Organização Mundial da Saúde de deter o avanço da obesidade até 2030.

Para frear esse crescimento, algumas cidades já implementam medidas em escolas públicas. No Rio de Janeiro, por exemplo, desde julho de 2023 vigora a lei municipal que proíbe bebidas e alimentos ultraprocessados nas cozinhas e cantinas de unidades de ensino públicas e privadas, de ensino infantil e fundamental.

Outras cidades também já têm iniciativas parecidas, como Niterói, na região metropolitana do Rio; Porto Alegre (RS) e Faxinal (PR). 

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo