Ministra da Saúde anuncia plano para agilizar atendimento no SUS

Publicado em 08/04/2024 - 15:43 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para reduzir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos no Sistema Único de Saúde ( SUS), o governo lançou, nesta segunda-feira (8), o Mais Acesso a Especialistas.

A ideia é que as unidades básicas de saúde ofereçam consulta com especialistas, exames e procedimentos.  

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, deu detalhes do programa durante cerimônia no Palácio do Planalto, com o presidente Lula. 

Segundo Nísia, 80% dos problemas de saúde se resolvem na saúde da família. 

A ministra afirmou que as filas não vão acabar, mas é preciso reduzir o tempo de espera e manter o acompanhamento do paciente.

Segundo o Ministério, por meio do programa SUS Digital, com os núcleos de telessaúde, especialistas, como cardiologistas e oftalmologistas, fazem consultas online e análise de diagnósticos de médicos que atuam na Atenção Primária.

Em 2023, foi possível atender mais de mil municípios com tele-eletrocardiogramas, realizando em média seis mil laudos por dia. 

O governo vai enviar R$ 460 milhões a estados e municípios para ações de transformação digital. 

O presidente Lula aproveitou o evento para tomar a vacina contra a gripe e elogiar a ministra. 

O governo pretende ampliar até 2026 as equipes de saúde da família e bucal, para chegar a 80% na cobertura de pessoas com acesso e atendimento na Atenção Primária. 

Ainda, em 2024, a ideia é realizar mais de cinco milhões de cirurgias eletivas, um milhão a mais do que no ano passado, com investimento de um R$ 1,2 bilhão.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Marielle: STF analisa nesta semana denúncia contra supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar a denúncia contra os supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco nesta terça-feira. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Justiça

Liderança brigadista é assassinado no Tocantins

Um brigadista referência na Ilha do Bananal, em Tocantins, foi morto a tiros na porta da casa da irmã no sábado (15), antes de começar a temporada de combate ao fogo na região. Em nota, o Ibama lamentou a morte de Sidiney de Oliveira Silva, mais conhecido como Nenê.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tempestade repentina destelha casas e comércio em São Luiz Gonzaga

Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Rio Acre leva a decretação de estado de emergência

O nível do rio Acre, em Rio Branco, chegou a apenas 1 metro e 95 centímetros neste domingo, de acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisadores encontraram 11 onças pintadas na Serra do Mar

Pesquisadores encontraram e monitoram 11 onças pintadas em área da Mata Atlântica na Serra do Mar, que engloba um território de mais de 6.500 quilômetros quadrados, em São Paulo, no Paraná, até o norte de Santa Catarina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil garante duas medalhas de ouro com o karatê nos Jogos dos Brics

O Brasil já tem dois ouros nos jogos do Brics, que acontecem na cidade de Kazan, na Rússia. As duas vitórias vieram com a equipe feminina de karatê.

Baixar arquivo