Lula oferece cooperação em segurança e inteligência ao Equador

Publicado em 23/01/2024 - 19:05 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Duas semanas após o Equador entrar em estado de conflito armado interno, o presidente Lula conversou por telefone com o presidente equatoriano, Daniel Noboa. Segundo a Presidência da República, Noboa relatou ao líder brasileiro como vem enfrentando o narcotráfico e o crime organizado no país. 

Durante a ligação, nesta terça-feira (23), Lula ofereceu suporte à grave crise em segurança pública, incluindo cooperação em inteligência e segurança. O presidente brasileiro ainda destacou que o Brasil faz parte da Secretaria-Geral da Ameripol, organização regional que reúne 30 países que cooperam entre si com informações policiais. 

De acordo com o Palácio do Planalto, tanto Lula como Noboa acreditam que os países da América do Sul devem se unir contra o crime organizado e no fortalecimento da integração regional. 

No dia 9 de janeiro, Daniel Noboa declarou estado de conflito armado interno no Equador. O país enfrenta uma onda de violência e crise de segurança. A situação se agravou com as intensas brigas entre facções de crimes organizados com forças de segurança pública. 

Edição: Bianca Paiva/Pollyane Marques

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo