logo Agência Brasil
Educação

Instituições do Rio aguardam edital do MEC para transferência assistida

Cristina Indio do Brasil - Agência Brasil
Publicado em 22/01/2014 - 21:52
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - A Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) de ensino do Rio de Janeiro aguardam a publicação, prevista para ocorrer esta semana, do edital do Ministério da Educação (MEC), que definirá a adesão ao processo de transferência assistida de alunos das duas intituições, que foram descredenciadas pelo ministério.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) informou que não participará do edital, mas que vai receber alunos da Gama Filho e da UniverCidade para analisar caso a caso os pedidos dos interessados em se transferir para a instituição.

A Universidade Estácio de Sá decidiu integrar a transferência assistida, mas não detalhou quantos estudantes podem ser atendidos e em quais os cursos ofertará vagas, porque aguarda as orientações do MEC. A instituição espera a divulgação do edital do ministério sobre o processo para tomar as decisões. Em nota, a Estácio informou que tomou a decisão de participar do processo em favor “da garantia da qualidade do ensino superior privado no Rio de Janeiro e da continuidade dos estudos de milhares de jovens afetados pelo descredenciamento da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade. Para tanto, aguardará o Edital de Transferência Assistida, que, será publicado esta semana”.

A Universidade Veiga de Almeida informou que vai disponibilizar vagas nos cursos de graduação seguindo os critérios pedagógicos, acadêmicos e de equivalência curricular estabelecidos pelo regimento interno da instituição, em acordo com as diretrizes do MEC. A instituição disse ainda que participa das conversas com o ministério para a transferência assistida dos estudantes das universidades descredenciadas.

Outra que aguarda a publicação do edital é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A instituição de ensino disse que tem interesse em receber alunos das universidades descredenciadas, mas vai avaliar as possibilidades de absorver estudantes depois da liberação do edital. A FGV tem cursos de administração, economia, direito, história, ciências sociais e matemática.