Flávio Dino vai à Câmara para falar sobre ações após 8 de janeiro

Publicado en 28/03/2023 - 21:35 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O depoimento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados foi marcado por muitos embates com a oposição. 

Convidado a falar sobre as ações pós 8 de janeiro, a política de armas e as prioridades de sua gestão, Dino foi interrompido diversas vezes e chegou a reclamar da pouca efetividade de alguns pontos em discussão.

Sobre um dos requerimentos que o levaram prestar esclarecimentos na Comissão, Dino chamou de esdrúxula a afirmação de que sua ida a uma audiência pública no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, no dia 15 de março, se deu porque o ministro teria envolvimento com o crime organizado.

O ministro ressaltou que autoridades policiais do estado foram comunicadas dias antes sobre a agenda e que irá a outros compromissos similares.

O episódio levou o ministro da Justiça a protocolar uma notícia-crime no STF contra sete parlamentares por fake News. Um dos citados, o deputado Carlos Jordy, defendeu que a ação fere a imunidade parlamentar.

Sobre os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, Dino afirmou que as providências que cabiam ao governo federal foram tomadas, se referindo à intervenção na segurança pública. Esse ponto foi rebatido pela deputada Carolina De Toni, do PL de Santa Catarina, que comparou a resposta aos atos antidemocráticos ocorridos na capital federal com os de vandalismo que atingem o Rio Grande do Norte. 

Mais de 100 deputados se inscreveram para fazer perguntas ao ministro da Justiça, que se dispôs a retornar à comissão para continuar o debate. A sessão durou quatro horas e meia. 

Edición: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
General

Novo voo com brasileiros vindos de Gaza chega de madrugada no Brasil

O avião partiu do Cairo, a capital do Egito trazendo 48 pessoas, que, no sábado, receberam autorização para cruzar a fronteira de Rafah em direção ao Egito.

Baixar arquivo
Internacional

Em posse, Milei reafirma intenção de reformas agressivas no Estado

Novo presidente argentino colocou seu governo como saída para o que chamou de "longo e triste período de decadência".

Baixar arquivo
General

Parte de mina da Braskem se rompe na Lagoa Mundaú, em Maceió

O prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas, JHC, publicou um vídeo do momento em que a mina se rompe, provocando um redemoinho nas águas da lagoa.

Baixar arquivo
General

Incêndio em acampamento do MST no Pará deixa 9 mortos

De acordo com o MST, uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta tensão de energia.

Baixar arquivo
General

Chuvas em Angra dos Reis: 300 pessoas ainda estão desabrigadas

Segundo boletim publicado pela prefeitura de Angra dos Reis, foi declarada situação de emergência nas áreas atingidas por inundações provocadas pelo temporal na região do Rio Bracuí.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo