Flávio Dino vai à Câmara para falar sobre ações após 8 de janeiro

Publicado en 28/03/2023 - 21:35 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O depoimento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados foi marcado por muitos embates com a oposição. 

Convidado a falar sobre as ações pós 8 de janeiro, a política de armas e as prioridades de sua gestão, Dino foi interrompido diversas vezes e chegou a reclamar da pouca efetividade de alguns pontos em discussão.

Sobre um dos requerimentos que o levaram prestar esclarecimentos na Comissão, Dino chamou de esdrúxula a afirmação de que sua ida a uma audiência pública no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, no dia 15 de março, se deu porque o ministro teria envolvimento com o crime organizado.

O ministro ressaltou que autoridades policiais do estado foram comunicadas dias antes sobre a agenda e que irá a outros compromissos similares.

O episódio levou o ministro da Justiça a protocolar uma notícia-crime no STF contra sete parlamentares por fake News. Um dos citados, o deputado Carlos Jordy, defendeu que a ação fere a imunidade parlamentar.

Sobre os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, Dino afirmou que as providências que cabiam ao governo federal foram tomadas, se referindo à intervenção na segurança pública. Esse ponto foi rebatido pela deputada Carolina De Toni, do PL de Santa Catarina, que comparou a resposta aos atos antidemocráticos ocorridos na capital federal com os de vandalismo que atingem o Rio Grande do Norte. 

Mais de 100 deputados se inscreveram para fazer perguntas ao ministro da Justiça, que se dispôs a retornar à comissão para continuar o debate. A sessão durou quatro horas e meia. 

Edición: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justicia

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Deportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Salud

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo