logo Agência Brasil
Segurança

RJ: duas pessoas morrem em meio a tiroteio na Avenida Brasil

População ficou no meio do fogo cruzado entre criminosos e PMs
Baixar
Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional
24/10/2024 - 14:01
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 24/10/2024 - A porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Claudia Moraes, fala em coletiva com a imprensa sobre operação no Complexo de Israel que fechou a Avenida Brasil, uma das principais avenidas da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pelo menos duas pessoas morreram devido a um intenso tiroteio na Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da capital fluminense, que foi interditada por mais de duas horas nesta quinta-feira (24).

Por conta da situação, a prefeitura colocou a cidade no nível 2 da escala de estágios operacionais, que vai até cinco, e que orienta órgãos públicos e a população em situações de impacto. Neste caso, por representar elevado potencial de agravamento.

O tiroteio desta quinta-feira ocorreu durante uma operação da Polícia Militar (PM) no Complexo de Israel, na zona norte carioca, para prender criminosos que atuam no roubo de carros e cargas.

Em entrevista a uma rede de TV, a porta-voz da PM, tenente Claudia Moraes, afirmou que os criminosos ofereceram grande resistência.

O prefeito Eduardo Paes reagiu à situação de violência que gerou reações em cadeia. Em vídeo no Twitter, ele criticou a gestão do secretário estadual de Segurança, Victor Santos.

Nas redes sociais, vídeos mostraram pessoas apavoradas, tentando se proteger na mureta que divide as pistas da Avenida Brasil. Também foi possível acompanhar a movimentação de dezenas de passageiros e motoristas abandonando veículos na avenida e procurando um lugar seguro para se esconder.

O Rio Ônibus, o sindicato das empresas de ônibus da Cidade, informou que 35 linhas foram afetadas com o fechamento da Avenida Brasil devido à operação no Complexo de Israel.

Ainda por conta da reação de criminosos à ação policial, dois centros municipais de saúde e duas clínicas da família da região suspenderam o funcionamento nesta quinta-feira.