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Economía

Procon-RJ monitora preços para evitar descontos falsos na Black Friday

Fundação dá dicas para consumidor evitar dor de cabeça
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Carolina Pessoa
26/11/2024 - 18:37
Rio de Janeiro
São Paulo, (SP), 22.11.2023 - Fachada de lojas na Avenida Paulista com ofertas da Black Friday. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Faltando pouco para a Black Friday, o Procon do estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor estão realizando  monitoramento para observar a flutuação de preços dos produtos já oferecidos na tradicional liquidação. 

A medida vale tanto para lojas on-line quanto para os principais shoppings da cidade do Rio, Baixada e Niteroi, na região metropolitana.

O Subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, Rogério Pimenta, explica que o grande objetivo é evitar a prática ilegal da maquiagem de preços.

“É quando o fornecedor aumenta o preço do produto de forma proposital para depois diminuir dando a falsa impressão de desconto ao consumidor, o que popularmente é conhecido como 50% do dobro né. Essa prática geralmente ocorre antes das datas promocionais”.

Entre os itens monitorados estão eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Durante a fiscalização, já foram encontrados descontos de até 75%, mas também foram percebidos aumentos de preço. Rogério Pimenta destaca ainda que o consumidor deve redobrar a atenção na hora de fazer as compras.

“Primeiro pesquisar os preços dos produtos que desejar comprar antes até da data da promoção, antes da Black Friday propriamente dita. Verificar se o valor do produto se encaixa no seu orçamento antes de comprar para evitar a criação de dívidas. Por fim é importante que o consumidor exija a nota fiscal de todos os produtos”.

Ele também destaca que é importante conhecer a política de trocas de cada loja, observando sempre o direito de arrependimento, que é o de desistir da compra.

Além da fiscalização dos preços, as instituições estão autuando estabelecimentos que desrespeitem os direitos dos clientes. Entre as obrigações das lojas estão disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor, livro para receber as reclamações e sempre expor corretamente os valores dos produtos.

O consumidor que encontrar irregularidades deve fazer a denúncia no PROCON.