Lista de materiais escolares só pode incluir itens de uso individual
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A lista de materiais escolares é uma das primeiras preocupações do ano dos pais, por isso, além do preço, é preciso observar atentamente o que a escola está pedindo, porque nem tudo pode ser cobrado.
Algumas vezes a lista pode ser muito grande e ter coisas que os alunos não usam, como reclama Eunice Lopes, mãe de um estudante de ensino fundamental da rede pública.
A lista de materiais só pode ter itens de uso individual do estudante. Aquilo que for de uso coletivo, como papel higiênico, giz, grampeador, deve ser fornecido pela própria escola e não cobrado dos pais.
Caso seja identificado um pedido abusivo, os pais podem pedir uma justificativa da escola. Isso está no plano de execução, como explica o presidente do Procon do Distrito Federal, Marcelo Nascimento.
Marcelo Nascimento deixa claro que o aluno não pode ser impedido de assistir à aula por não ter o material.
O presidente do Procon do DF diz que também é proibido cobrar uma taxa extra de material. Se o problema persistir, os pais podem procurar a entidade de defesa do consumidor.
*Com produção de Beatriz Evaristo
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Adoção, crianças](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Maxwell Briceno/Reprodução proibida Venezuelan President Nicolas Maduro speaks during a march amid the disputed presidential election, in Caracas, Venezuela August 3, 2024. Reuters/Maxwell Briceno/Reprodução proibida](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Canetas para aplicação de insulina,exame da curva glicêmica](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Flávio Dino durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Desfile cívico e militar de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)