Rios amazônicos mostram recuperação após anos de seca extrema
![Tomaz Silva/Agência Brasil A socióloga Olga D´Arc Pimentel saiu da cidade grande e largou tudo para viver às margens do Rio Negro, como uma ribeirinha (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Com a chegada do período de chuvas, os rios da bacia do Amazonas começam a se recuperar após dois anos consecutivos de seca severa. O rio Negro, que banha a capital Manaus, alcançou a marca de 20,68 metros, de acordo com o porto da cidade. O nível está subindo de forma consistente e apresenta valores dentro do esperado para esta época do ano.
Segundo Juçara Cury, pesquisadora e superintendente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), as chuvas contribuíram significativamente para a recuperação do rio Negro. Ela destacou que, no final de dezembro, as precipitações estavam acima do previsto, acelerando o início do processo de enchente. Agora, o volume de chuvas está mais próximo da normalidade esperada para o período.
O boletim divulgado pelo SGB nesta terça-feira informou que outros rios da região também seguem em enchente. O rio Amazonas apresentou uma leve redução nas variações diárias, enquanto o rio Solimões registra elevações diárias expressivas em localidades como Tabatinga, Fonte Boa, Tefé e Manacapuru. Apesar do otimismo em relação à cheia do rio Negro, seus níveis ainda estão cerca de 2 metros abaixo da normalidade para este período.
A recuperação dos níveis hídricos pode ser influenciada pela chegada do fenômeno El Niño. Juçara Cury explicou que as chuvas atuais estão dentro do esperado para a enchente, mas a consolidação do El Niño pode intensificar as precipitações nas cabeceiras dos rios. Ela mencionou que chuvas mais intensas são esperadas para a segunda quinzena de janeiro ou início de fevereiro.
O estado do Amazonas enfrentou dois anos de seca extrema, mas, segundo o SGB, o "inverno amazônico" em 2025 já trouxe sinais de recuperação. No entanto, será necessário acompanhar a quantidade de chuvas nos próximos meses para confirmar se a região superará os períodos de seca extrema.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 15/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil A socióloga Olga D´Arc Pimentel saiu da cidade grande e largou tudo para viver às margens do Rio Negro, como uma ribeirinha (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução Cars drive on Havana's seafront boulevard Malecon as the country's electrical grid collapsed again on Sunday, according to Cuba's energy and mines ministry, in the latest setback to the government's efforts to restore power to the island, in Havana, Cuba October 20, 2024. Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![41330/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada, malária. Foto: 41330/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame Prefeitura de Dom Silvério Brasília (DF) 09/01/2025 - Ruas de Dom Silvério durante o mutirão de limpeza nos bairros Campestre e Centro, as áreas mais afetadas pelas cheias do Córrego do Mingau.
Frame Prefeitura de Dom Silvério](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PMRO/Divulgação Porto Velho (RO), 14/01/2025 - Ataque a ônibus durante conflito entre polícia militar e o PCC. Foto: PMRO/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)