Casos de intolerância religiosa sobem 67% em um ano
![Tânia Rêgo/Agência Brasil 2º Procissão do Zé Pelintra saindo do santuário nos Arcos da Lapa e finalizando na Cinelândia, no centro da cidade, com um ato contra a intolerância religiosa.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O direito à liberdade de crença é garantido na nossa Constituição. Apesar da garantia constitucional, de 2021 até 2024 foi registrado um aumento de 329,9 % em relação às denúncias de ofensas e aos ataques de pessoas por causa das suas crenças religiosas. É o que revela o painel interativo de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Só no ano passado, o Ministério dos Direitos Humanos recebeu, pelo Dique 100, 2.472 denúncias de intolerância religiosa. Um aumento de quase 67% em relação a 2023, quando foram feitos mais de mil 480 registos. Quase mil casos a mais.
O levantamento mostra ainda que as violações relativas à intolerância religiosa ocorreram com mais frequência contra quem pratica rituais de umbanda e candomblé. Foram mais de 100 denúncias. Evangélicos, católicos e espiritas e, os praticantes do islamismo e o judaísmo, também foram alvos de intolerância, embora em menor número.
Os dados mostram ainda que, a maioria das vítimas de discriminação religiosa são mulheres, mais de mil 420. Outras 826 violações foram sofridas por homens. Os demais registros não tiveram o gênero informado.
São Paulo e Rio de Janeiro lideram os casos. Em seguida estão Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, e Distrito Federal.
A pena para quem comete crimes de intolerância religiosa é de até cinco anos de prisão, além de multa. A lei equipara injúria racial ao racismo e também protege a liberdade religiosa.
A divulgação dos números ocorreu nessa terça-feira, Dia do Combate à Intolerância Religiosa, instituído em homenagem da Iyalorixá baiana, Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, morta vítima de ataques e agressões.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil 2º Procissão do Zé Pelintra saindo do santuário nos Arcos da Lapa e finalizando na Cinelândia, no centro da cidade, com um ato contra a intolerância religiosa.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Clara Fafá/Vitória FC/Direitos Reservados Vitória-ES vence Ceilândia-DF por 1 a 0 no jogo de ida da Segunda Fase - mata-mata - em 29/07/2023](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)