Giro internacional: usina nuclear de Chernobyl sofre ataque de drone
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Ataque a Chernobyl
Um drone acertou a usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, culpou a Rússia pela agressão. O ataque, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (14), foi registrado pelas câmeras de segurança. O drone atravessou o telhado da estrutura construída para conter a radiação, provocando um pequeno incêndio.
Chernobyl foi palco da pior catástrofe nuclear civil do mundo, quando um de seus quatro reatores explodiu, em 1986. Moscou afirmou que não ataca instalações nucleares e acusou a Ucrânia de promover uma armação.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, classificou o ataque como muito sério e informou que nenhum vazamento foi identificado.
Encontro em Munique
Na Alemanha, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuniu-se com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, durante a Conferência de Segurança de Munique. Vance afirmou que Washington busca alcançar uma paz duradoura. Zelensky agradeceu o apoio americano e destacou a necessidade de um plano para deter Vladimir Putin, além de garantias de segurança. Ontem, o ex-presidente Donald Trump afirmou que incluirá Kiev em qualquer negociação de paz. Ele também declarou que autoridades americanas, russas e ucranianas se reuniriam em Munique, mas Moscou não enviou uma delegação.
Papa Francisco
No Vaticano, o Papa Francisco foi internado em um hospital em Roma para tratar uma bronquite. De acordo com o Vaticano, o pontífice apresenta febre leve, mas está em condição estável e recebendo medicação. Aos 88 anos, Francisco tem enfrentado problemas respiratórios desde dezembro. Em janeiro e fevereiro, precisou que assessores lessem seus discursos em vários eventos. O Papa também sofreu duas quedas recentemente em sua residência, machucando o queixo, em dezembro, e ferindo o braço, em janeiro.
Conflito no Congo
No Congo, os rebeldes do grupo M23 tomaram mais duas cidades no leste do país. Na quinta-feira, os paramilitares capturaram Katana. Já nesta sexta-feira, foi a vez de Kavumu, que abriga o aeroporto regional que atende Bukavu, a segunda maior cidade da região. Em Bukavu, temendo a aproximação dos rebeldes, a população e até militares tentam escapar. No final de janeiro, o M23 tomou Goma, a maior cidade do leste do Congo.
*Com informações da agência Reuters
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Leandro Amorim/Vasco/Direitos Reservados flamengo, vasco, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)