Enxandrista é suspenso por 6 meses por comentários favoráveis à Rússia

Grão-mestre Sergey Karjakin é acusado de romper código de ética

Publicado em 21/03/2022 - 17:48 Por Dhruv Munjal - Bengaluru (Índia)

O grão-mestre russo de xadrez Sergey Karjakin foi proibido de competir por seis meses por conta de seu apoio à invasão russa da Ucrânia, anunciou a Federação Internacional de Xadrez (Fide) nesta segunda-feira (21). 

Karjakin, de 32 anos, que desafiou o norueguês Magnus Carlsen pelo título mundial em 2016, defendeu as ações de seu país nas redes sociais nas últimas semanas, recebendo críticas intensas do mundo do xadrez. 

"Sergey Karjakin foi considerado culpado de romper com o artigo 2.2.10 do Código de Ética da Fide, e está sancionado a uma proibição de seis meses de participar como jogador em qualquer competição certificada pela Fide. A medida entra em vigor a partir da data desta decisão, 21 de março de 2022", afirmou a entidade em nota. "As declarações de Sergey Karjakin sobre o atual conflito na Ucrânia levaram a uma série de reações nas redes sociais e em outros lugares, de caráter principalmente negativo em relação às opiniões declaradas".

Karjakin, que nasceu na Crimeia e representou a Ucrânia até 2009, disse: "Uma decisão esperada, porém não menos vergonhosa da Fide: Todas as seleções de esportes foram pisoteadas, o princípio básico de que o esporte está fora da política foi pisoteado". 

A proibição coloca a participação de Karjakin no Torneio de Candidatos, que começa no dia 16 de junho, em dúvida. Ele pode apelar contra a decisão em 21 dias. 

* É proibida a reprodução deste conteúdo. 

Últimas notícias